quinta-feira, 17 de maio de 2018

Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Hospital Santa Genoveva doou cerca de 16 litros no ano passado 

É comemorado em 19 de maio o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo promover o aleitamento materno e sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação do leite materno, além de promover debates sobre o assunto.

É comemorado em 19 de maio o Dia Mundial da Doação de Leite Humano
seeseehundhund/pixabay
Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida, já que é a melhor maneira de oferecer ao bebê todos nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Além disso, é extremamente vantajoso para a mulher, que além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, previne o câncer de mama e ovário.

De acordo com o portal da Rede Global de Bancos de Leite Humano, cada litro de leite materno doado pode alimentar por dia até dez recém-nascidos. Além disso, com o leite materno, os bebês prematuros têm a chance de ganhar peso mais rápido e ficam protegidos de infecções.

Segundo a Gestora do Serviço de Nutrição e Dietética e Lactário do Santa Genoveva, Carolina Malaquias Nascimento, o Hospital atua com o posto de coleta do leite humano atendendo todas as mães que fazem parto no local, com orientações em relação à importância da amamentação e sobre a doação do leite materno. “Quando as parturientes que recebem alta e a criança fica internada, realizamos o trabalho diretamente de orientação para que os bebês recebam preferencialmente o leite materno”, salienta.

“Em 2017 o Hospital Santa Genoveva doou, depois de amamentar os bebês que estavam internados, cerca de 16 litros de leite materno para o Banco de Leite do Hospital das Clínicas. Mas, para nós, amamentação é muito mais do que isso. É o momento de construção do afeto, independente da maneira como ela é feita!, finaliza Carolina. 

Como fazer a coleta do leite

1- Prepare um frasco de vidro com tampa plástica e ferva-o por cerca de 15 minutos, deixe escorrer. Só utilize quando estiver seco.

2- Prepare-se para retirar o leite. Escolha um local limpo e tranquilo, prenda os cabelos com uma touca e lave bem as mãos.

3- No momento da ordenha, massageie os seios de maneira circular. Depois, caso não tenha a bombinha, comprima um dedo contra o outro várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos e inicie a coleta no frasco.

4- O armazenamento do leite deve ser feito no congelador por até 15 dias.

5- Leve o leite armazenado até o banco de leite mais próximo ou solicite a coleta domiciliar.

Ana Carolina Amorim | Prelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.