quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Uberlândia recebe a 9ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Neste ano, evento contará com atividades relacionadas ao tema “A Matemática está em Tudo”

Uberlândia está pronta para sediar a 9ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura do evento, que terá comotema A Matemática está em Tudo, está marcada parao dia 23 de setembro, às 15h, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. A programação prossegue até o dia 22 de novembro com uma série de atividades em espaços da cidade. A Semana tem organização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria como o Instituto Federal do Triângulo Mineiroe a Prefeitura de Uberlândia.

Dentre as atividades programadas, estão apresentações culturais, feiras de ciências, observatório astronômico, uma mostra itinerante e outras ações que poderão ser conferidas por alunos da rede pública e privada de ensino, bem como pela população em geral (confira a programação aqui). A expectativa dos organizadores é que mais de dois mil estudantes e cidadãos confiram as atrações durante o período. “É uma semana muito importante que aproxima, sobretudo, as nossas crianças e adolescentes ao conhecimento. E elas são o futuro da nossa cidade, da nossa nação”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Uma das ações principais da Semana será o Brincando e Aprendendo. Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, mais de 20 estandes distintos com mostras relacionadas ao tema da SNCT serão montados no Uberlândia Shopping. Os espaços, que trarão exposições, oficinas e jogos que estimulam o aprendizado por meio de exemplos práticos do cotidiano, poderão ser visitados das de forma gratuita pelo público em geral, das 10h às 22h, nesses dias.

No dia 29 de Outubro, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), realizará oAstronomia no Parque. A atividade aberta ao públicoserá realizada a partir das 18h, no Parque Municipal Gávea (avenida dos Vinhedos, 555, bairro Morada da Colina), e promoverá o conhecimento sobre astronomia junto aos visitantes.

Escolas municipais

Mais de 20 escolas municipais levarão os alunos às atividades que serão desenvolvidas durante a 9ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Cerca de700 alunos poderão conferir de perto as mostras, oficinas e brincadeiras que serão propostas para estimular a curiosidade e o aprendizado pela ciência.

Pré-lançamento e pós-evento

A Prefeitura de Uberlândia também será palco da pré-estreia da 9ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). No dia 20 de outubro, será realizada a mostra de ciência itinerante Museu Dica vai a Prefeitura. Das 12h às 17h, alunos e a população poderão conferir parte do acervo do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), da UFU, no saguão do piso 1 do Centro Administrativo Municipal.

O acervo é composto por equipamentos que têm por objetivo apresentar conceitos de física de modo interativo aos visitantes. Com isso, tem a proposta detornar a divulgação do conhecimento científico à sociedade mais descontraída.

Uma atividade pós-SNCT também está programada neste ano. Nos dias 20 e 21 de novembro, no saguão do bloco 5R-B do campus Santa Mônica da UFU. Durante os dois dias, ocorre a Feira Ciência Viva, em que escolas de Uberlândia e região apresentarão projetos aos visitantes.

Semana Nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004 em todo território nacional. O período de eventos foi instituído para difundir e popularizar a ciência. A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Em Uberlândia, o evento é realizado desde 2009 pela Universidade Federal Uberlândia (UFU) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, de Educação, de Cultura, de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, além de outros órgãos. Neste ano, o tema foi escolhido com base no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Assim, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

Para conhecer toda a programação e saber mais sobre o evento, acesse o site http://sctuberlandia.blogspot.com.br/

Fernando Boente | Secom PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.