domingo, 12 de março de 2017

A Gaiola fala de amor e separação para crianças

Premiado espetáculo musical chega a Uberlândia após temporadas de absoluto sucesso no Rio e em SP.

crédito: Guga Melgar
Um emocionante musical infantil que encanta todas as idades aporta em Uberlândia depois de temporadas de absoluto sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Vencedor de cinco categorias no Prêmio Botequim Cultural (Melhor Espetáculo; Melhor Direção; Melhor Autor; Melhor Ator; Melhor Atriz), ‘A Gaiola” teve também 10 indicações ao Prêmio Teatro Brasileiro, cujos resultados saem no final deste mês.

O espetáculo é uma adaptação do livro homônimo de Adriana Falcão, escritora premiada de peças de teatro, crônicas e livros para crianças, jovens e adultos, mas que também encanta o público com seu talento nos roteiros que cria para programas de TV (A Comédia da Vida Privada; A Grande Família; As Brasileiras; Louco por Elas..); para o cinema (O Auto da Compadecida; A Máquina; O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias; Fica Comigo Essa Noite; Mulher Invisível; Eu e o meu Guarda-Chuva; Se eu Fosse Você 1 e 2); e no Teatro (A Vida em Rosa; Tarja Preta; Mania de Explicação; Ideia Fixa). 

Neste caso, também foi a própria Adriana Falcão quem fez a adaptação de seu livro para a peça que estará em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia nos dias 05 e 06 de abril.

Com direção da também premiada Duda Maia, A Gaiola foi reconhecida como uma das mais relevantes montagens do ano, como assinalou Renato Mello, jurado Prêmio Botequim Cultural RJ: “De início me suscitou curiosidade de saber como ultrapassar alguns desafios impostos pelo livro de Adriana Falcão para uma transposição teatral coerente com os sentimentos e intenções expostas em A Gaiola, começando pela necessidade de uma complementação dramatúrgica para ocupar o transcurso de uma peça teatral, mesmo que infantil com uma duração menor e sem que se perca a essência que o livro nos conduz. Porém, o roteiro assinado pela própria autora, conjuntamente com Eduardo Rios, tem a capacidade de impulsionar uma base dramatúrgica sólida, criando para a narrativa canções que se inserem com naturalidade dentro da dramaturgia, seja pelo encanto melódico, seja na tonalidade, passando o sentimento de moldar-se plenamente na fluência narrativa a partir da direção musical.”

O desenvolvimento da fábula e a compreensão dos pequenos

Estrelado pelos atores-cantores, Carol Futuro e Pablo Áscoli, A Gaiola conta a história de um passarinho que cai na varanda de uma menina, e enquanto a menina cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles têm que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”. E, por fim, com a decisão de sair da gaiola, um final otimista e surpreendente. 

A adaptação conduz a história convidando o leitor infantil a uma reflexão sobre gostar do outro.

A Gaiola é mais uma produção local de Carlos Guimarães Coelho e equipe, responsáveis nos últimos tempos pelas melhores peças de teatro que passaram por Uberlândia. “Mais uma vez estamos trazendo um espetáculo de altíssimo nível, que tem uma brilhante trajetória e é relevante por ter o comprometimento de compartilhar com as crianças uma história que trata de amor e separação, de maneira delicada e otimista. Além disso, está inserido em um importante contexto, uma vez que envolve literatura, teatro, música e dança: sucesso garantido entre o público infantil e, sem dúvida, um programa que irá interessar também aos adultos”, afirma.

Espetáculo musical infantil ‘A Gaiola’
04 e 05 de Abril às 19h30
Teatro Municipal de Uberlândia
Pacotes promocionais para escolas: informações pelos telefones 9.9118-6224 / 9.9685-2041 / 9. 9643-6394.

Michele Borges | Ciclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.