quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Banco de Leite Humano do HCU-UFU mantém certificação padrão ouro em 2016

Pelo quarto ano consecutivo, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) recebe o certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na categoria ouro de qualidade pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. A premiação aconteceu no final de 2016. 

Realizada pela área técnica de saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e pela coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano a certificação é feita desde 2013 e analisa o desempenho de itens como qualificação da equipe profissional, estrutura física, equipamentos, produção entre outros. 
Os serviços são avaliados nas categorias ouro, prata e bronze. 

O Programa Ibero americano de Bancos de Leite é uma rede de cooperação que reúne 23 países da região Ibero-americana, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em aleitamento materno e banco de leite humano. O programa surgiu a partir da experiência brasileira com os BLHs por meio da Rede Brasileira. 

Banco de Leite Humano 

O Banco de Leite Humano do HCU-UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética, com o objetivo de apoiar e promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano. Em 1990, foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. 

Em 2001, o setor foi transferido para a área atual e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a mudança, várias ações foram implementadas. 

Em 2002, por exemplo, foi criado o projeto Disque Amamentação. Pelo número (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter orientações com uma equipe de estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da UFU. Por mês, o projeto recebe de 60 a 80 ligações. 

No ano seguinte, foram iniciados vários trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado tendo como base a unidade e em 2006 começaram os atendimentos do Consultório de Amamentação. 

A partir de 2013, o Banco de Leite Humano do HCU-UFU começou a receber alunos do curso de graduação em Nutrição para atividades de estágio curricular. O setor também faz parte do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital, recebendo alunos residentes para exercício de suas atividades extracurriculares. 

Em relação a doação de leite humano, o BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para posterior distribuição aos bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU, visando à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil. 

Cristiane Guimarães | Ascom HCU-UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.