sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Seminário aborda perfil dos endividados e dá dicas de planejamento financeiro

A maioria dos uberlandenses que têm dívidas pendentes recebe de um a três salários mínimos, 55% dos devedores são mulheres e 32% estão endividados devido ao desemprego. 

O perfil dos endividados na cidade foi um dos temas abordados ontem (19) à noite, no primeiro dia do seminário Educação para o Consumo, promovido pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O evento, voltado para orientar quem está endividado e dar dicas sobre finanças pessoais e direitos dos consumidores, acontece no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo, e conta com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 13ª Subseção Uberlândia.

Em seu primeiro dia, foram apresentados os temas “Situação de superendividamento do consumidor e panorama da recuperação de crédito em Uberlândia” e “Superendividamento e consumo consciente”. As palestras foram apresentadas pela mestre em Direito pela Universidade Pública Alcalá-Madri, Áurea Lisboa, e pela graduada em Estudos Sociais, Geografia e Direito ,Vilma Aparecida Rosa.

Além do perfil de quem está no vermelho, as palestras abordaram os mandamentos para o não endividamento, como não gastar mais do que ganha, não assumir dívidas sem antes refletir sobre a compra, ter o mínimo de cartões de crédito, evitar uso do cheque especial, evitar pagamentos parciais de faturas e ainda, aproveitar para efetuar compras em dias de ofertas.

Foram expostos também os passos para não cair em dívidas, como o consumidor deve ter em mente o planejamento financeiro e cortar os gastos desnecessários e aprender a poupar para concretizar seus sonhos com responsabilidade. Não importa o “quanto” se ganha, mas “com o que” e “como” é gasto essa receita. A regra principal para evitar o endividamento excessivo, segundo especialistas, é não deixar que as parcelas dos empréstimos ultrapassem 30% da renda mensal familiar.      

O seminário terá continuidade nesta sexta-feira (20), às 19h, no auditório Cícero Diniz, e irá abordar os temas “Crimes contra as relações de consumo” e “Políticas públicas e superendividamento”.

“Está é uma iniciativa brilhante, pois a prevenção através da educação é a arma mais eficaz para combater futuros problemas. Como somos uma cidade educadora, nosso objetivo é orientar os cidadão para poderem consumir sem se endividar”, disse a secretária de Governo, Rosângela  Paniago.

Núcleo de Crédito e Superendividamento
Criado em 2010, o Núcleo de Crédito e Superendividamento do Procon já atendeu cerca de mil pessoas e presta serviços como negociação de dívidas de consumo vencidas ou a vencer, além de créditos consignados, exceto os destinados às atividades econômicas ou profissionais. Para o bom resultado, os envolvidos participam de audiências e um teto máximo baseado no rendimento do devedor é estabelecido para negociar as dívidas. O trabalho é feito com aconselhamento, prevenção, tratamento da situação, pesquisa das causas e sugestão de medidas para os envolvidos.

Seminário “Educação para o consumo”
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo Municipal
Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica
Horário: Das 19h às 21h

Inscrições
Os interessados devem se inscrever nos seguintes locais:
- Sede do Procon– Avenida João Pinheiro, 1.417, bairro Aparecida
- Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), da UFU – Avenida João XXIII, 263, bairro Aparecida
- Sede da OAB Uberlândia– Avenida Rondon Pacheco, 980, bairro Copacabana

Palestra
20 de setembro – Sexta-feira
19h – “Crimes contra as relações de consumo”
Palestrante: Helvécio Damis – Graduado em Direito pela UFU, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Educação pela Universidade de La Empresa e professor da UFU.

20h – “Políticas públicas e superendividamento”
Palestrante: Fernando Rodrigues Martins – Promotor de Justiça de Uberlândia, mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. 

via Paula Maia | Secom PMU
Procon