quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Programa Papo Legal atende 100 crianças no bairro São Jorge

Beto Oliveira | Secom PMU
Histórias diferentes envolvendo drogas lícitas e ilícitas presentes na realidade de muitas famílias serviram de relatos apresentados em vídeo pela equipe da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, através do Programa Papo Legal. 

Dessa vez, o público são 100 crianças na faixa etária de 6 a 16 anos de idade que freqüentam o Lar Espírita Maria Lobato de Freitas, na av. Ângelo Cunha nº 25, no bairro São Jorge. 

O trabalho é desenvolvido nos dois horários, manhã e tarde.

Através de linguagem adequada para a idade, o psicólogo José Jonas de Lacerda Dias conversa com as crianças sobre os malefícios das drogas e suas conseqüências. Durante o bate papo elas indagam, contam experiências e descobrem, juntas, que podem e devem se tornar multiplicadoras de ações preventivas e de combate ao uso e abuso de drogas. Em meio a “causos” e ciência, José Jonas vai trabalhando a prevenção com as crianças de forma mais direta. O psicólogo utiliza de técnicas e dinâmicas bem direcionadas e em alguns casos as crianças também aprendem músicas que deixam claro a importância em se manter longe de todo e qualquer tipo de droga.

Por outro lado, os pequeninos aproveitam cada minuto do Papo Legal. Igor Viana, 7 anos, participa, pergunta e dá exemplos. Segundo ele, é muito bom saber para ensinar os irmãos e a família a nem chegar perto de cigarro, bebida e outras coisas. As colegas Ethiene Martins, 12, e Helen Fábia dos Santos, 14, também concordam com o amigo e dizem ter ficado arrepiadas em saber que em alguns lares, os próprios pais oferecem bebida alcoólica aos filhos e até mandam comprar sem o menor medo. “A gente não tinha ideia o quanto que isso é ruim para as nossas vidas. Agora se eu ver alguém fazendo isso, vou falar que é muito errado”, disse Helen.

As turmas do período da tarde também vão participar das atividades do Papo Legal serão. Nesta sexta-feira (20), será a vez da equipe da Secretaria Antidrogas e de Defesa Social realizar a gincana com todas as turmas do Lar Maria Lobato. Serão aplicadas diversas provas e brincadeiras educativas dentro do tema de prevenção. A gincana será nos dois períodos, com início às 8h e às 14h.

A instrutora da instituição, que é subvencionada pela Prefeitura de Uberlândia, Nathália Santos, disse que esse programa é de grande valia para toda a equipe, inclusive os colaboradores do Lar. “Parece estranho, mas apesar da linguagem infanto-juvenil, a gente também aprende muito e descobre técnicas inovadoras para ajudar os outros”, disse. O lar atende crianças e pré-adolescentes da comunidade e adjacências nas áreas de cultura, lazer e desenvolvimento cognitivo. Na instituição, eles desenvolvem diversos trabalhos manuais, brincam e aprendem. As crianças têm aulas de dança, balé, reciclagem e teatro.

via Cássia Bomfim | Secom PMU
Antidrogas e Defesa Social