segunda-feira, 8 de julho de 2013

Curso trata de empreendedorismo em sala de aula

Começou hoje (8) o primeiro curso de empreendedorismo para professores da rede municipal, voltado à aplicação em sala de aula. A iniciativa irá contribuir para a formação de jovens com melhor noção de organização de mercado para tornarem-se inovadores e empreendedores do próprio negócio. Já é comum entre os jovens a participação na renda familiar.

O curso em parceria com o Sebrae faz parte do programa de educação continuada, da Secretaria Municipal de Educação. “Vamos ter ferramentas para trabalhar nos alunos uma visão empreendedora”, disse André Luis Andrade, diretor da Escola Municipal Eurico Monteiro.

Pelos próximos quatro dias, 90 professores das Escolas Municipais Eurico Silva e Irene Monteiro irão conhecer as técnicas e receber orientações que despertem nos alunos a vocação empreendedora, elevar a autoestima, motivação pessoal e inovação. “A gente vê que mesmo os meninos tentam ajudar com a renda em casa, trabalhando com o pai na panificadora ou na borracharia, por exemplo, e trazer essa visão para a sala de aula passa por uma cidade educadora. Estamos mexendo com uma nova geração para ser também uma cidade empreendedora”, disse Kárita Cristina Araújo, diretora da Escola Municipal Irene Monteiro.

Na sexta-feira, os professores que participaram do curso farão o projeto piloto para aplicação do conteúdo em toda a rede municipal a partir do segundo semestre deste ano. O programa parte do princípio de que a criança já sabe o que vai ser quando crescer, sendo necessário organizar essa ideia que ainda será levada para toda família. “O Sebrae é muito importante nesse processo por ter o papel fundamental neste momento. Trata-se de educação empreendedora, o órgão oportuniza para a Secretaria de Educação otimizar os resultados”, disse Maria Andrade, consultora do Sebrae.

Cristiane de Paula | Secom PMU