domingo, 26 de maio de 2013

Primeiro passeio cultural do projeto Ideias Incontidas em 2013

Crianças e adolescentes do projeto Ideias Incontidas visitam Parque Gráfico da Algar Mídia
Passeios serão na próxima terça, dia 28, de manhã e a tarde.

Primeiro passeio cultural do projeto Ideias Incontidas em 2013 será na próxima terça-feira, dia 28, no Parque Gráfico da Algar Mídia, em Uberlândia (MG). A artista-educadora Ana Lopez acompanhará as crianças e adolescentes do Projeto. Uma turma fará o passeio às 8h30 e a outra às 14h30.

“No parque gráfico, os participantes poderão conhecer o processo de elaboração e produção de livros, revistas, jornais. Eles já produziram as primeiras histórias que irão compor o livro "Ideias Incontidas III". Agora é a vez de conhecerem como essas produções ganham as cores e o formato de livro na gráfica”, destaca Lopez.

De acordo a oficineira, para este ano, estão programados 8 passeios culturais, sendo 2 por turma, como estratégia de ampliação do repertório cultural dos participantes e estímulo para a criação de textos. Os passeios são realizados no mesmo horário das oficinas.

Sobre o Projeto 
Projeto de formação cultural, fundado na experiência e criação literárias, é desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG, todas as terças e quartas-feiras no Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais, 04. Alvorada).

Já em seu terceiro ano de realização, Projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Principais resultados esperados são a publicação de produções textuais na internet e em um livro, que será lançado no final do ano. Além da realização de bate-papos literários entre os participantes e escritores de literatura infanto-juvenil e com alunos de escolas públicas.

Conheça mais sobre o Ideias Incontidas pelo blog 

Sobre o Instituto Algar 
Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 16 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.
  
Serviço
O quê: Passeio Cultural do Projeto Ideias Incontidas
Quando: terça-feira, dia 28. Manhã e tarde (8h40 às 9h40/ 14h30 às 15h30)
Onde: Parque Gráfico da Algar Mídia: Rua José Andraus Gassani, 4555, Distrito Industrial, Uberlândia (MG).

via Rosiane Magalhães | Ciclo