segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mutirão de limpeza dá início a evento no Shopping Park

Daniel Nunes

Os serviços de limpeza, capina e recolhimento de entulhos no bairro Shopping Park ganharam reforços nesta semana. 

O mutirão de limpeza faz parte do programa Ação no Bairro, que durante esta semana levará benfeitorias para a comunidade do Shopping Park. 

O evento foi idealizado pela TV Integração e conta com a participação da Prefeitura. No sábado (23), 11 secretarias e autarquias municipais oferecerão serviços e atrações culturais das 8h às 13h, na Escola Municipal Presidente Itamar Franco, rua Jurandir Macedo, 185, bairro Shopping Park.

“É um evento que a prefeitura tem o prazer de participar. O Shopping Park representa um novo perfil de Uberlândia. São milhares de famílias que nesta semana estão recebendo um reforço nos serviços comunitários”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso.

Informação é o que não vai faltar durante o evento. A Secretaria Antidrogas e Defesa Social oferecerá atendimentos psicossociais e distribuição de cartilhas sobre drogas e defesa civil. O ônibus da Caravana Antidrogas e as viaturas da Defesa Civil estarão expostos para população. Ainda durante a semana, na Escola Itamar Franco, os alunos conhecerão os projetos Papo Legal, Parkour e Dança de Rua.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho estará com o Ônibus Meu Ofício que oferece cursos profissionalizantes para a população de baixa renda. As pessoas portadoras de deficiências auditiva, visual e física serão identificadas e cadastradas para futuro encaminhamento para o mercado de trabalho. Também serão prestadas informações sobre serviços como CadÚnico, Bolsa Família, ProJovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e tarifa social de energia elétrica.

Pela Secretaria de Saúde, a população poderá ter o cartão de vacina atualizado e ser orientada sobre cuidados contra a dengue e transmissão de doenças por animais. Uma ambulância dará apoio aos participantes.

Quem deseja contribuir com o meio ambiente e ter árvores em sua residência, receberá mudas e informações pela Secretaria de Meio Ambiente sobre como cuidar de plantas. A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento levará informações do programa de segurança alimentar, pomares e hortas.
O lazer será um dos maiores atrativos do Ação no Bairro e terá a participação da Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer (Futel) com suas atividades recreativas. Também na área de entretenimento, a Secretaria de Cultura levará o Ônibus Biblioteca com seu acervo de livros para empréstimo à comunidade.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) divulgará a tarifa social e demais serviços do órgão. O Procon prestará orientações sobre os direitos do consumidor e registrará reclamações.

“Para a TV Integração é essencial o envolvimento da Prefeitura no Ação no Bairro. Com o programa, os serviços públicos ganham mais visibilidade, sendo este um dos nossos principais objetivos, informar a população sobre estas atividades”, disse o diretor de Jornalismo da TV Integração, Paulo Eduardo Vieira. Segundo ele, o Ação no Bairro está em seu terceiro ano e a primeira edição foi realizada em abril de 2011 no bairro Presidente Roosevelt. Em 2013, o programa percorrerá os bairros Dom Almir (abril), Jardim Brasília (junho), Marta Helena (setembro) e Luizote de Freitas (novembro).

Participam também do Ação no Bairro a Câmara Municipal, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o 36º Batalhão de Infantaria Motorizado, a Defensoria Pública, o Grupo Shama, a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindcomércio, o Grupo Estrela Guia e Central Única das Favelas (Cufa).

Marden Rangel | Secom PMU