segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bacia do Rio Uberabinha será tema da VI Semana de Conscientização


No período de 18 a 22 de março a Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Uberlândia vai realizar a VI Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, que terá como tema principal a Bacia do Rio Uberabinha, que é um recurso natural essencial para o abastecimento da cidade. Várias entidades como Fiemg, Universidade Federal, ONGs, Sindicato Rural, Polícia Ambiental participam do evento. A Comissão Organizadora vai promover debates, fóruns, oficinas e manifestações artísticas e culturais em vários locais de Uberlândia e todas as atividades são abertas ao público.

A semana de preservação faz parte do calendário anual do município, aborda assuntos que enfatizam a conscientização da população no que se refere a conservação e preservação dos recursos naturais. “É necessário promovermos um fórum de debate permanente sobre esse estudo. São muitos os problemas que envolvem a Bacia do Rio Uberabinha, essas chuvas e inundações que tivemos agora em janeiro é resultado do nível de degradação que essa bacia se encontra”, afirma o líder do Executivo na Câmara, vereador Neivaldo Lima.

Para Sandra Borges, da Secretaria de Meio Ambiente, a preservação só é possível através de esforços de conscientização da população. “As instituições governamentais e privadas têm que cumprir esse importante papel. Quando juntamos força e debatemos o assunto, a comunidade se envolve, aí conseguimos alcançar bons resultados”, afirma Sandra.

Captação 
A captação da água que abastece Uberlândia é feita pela estação Sucupira, no rio Uberabinha, e a do sistema Bom Jardim, no ribeirão Bom Jardim. Esse último é um dos afluentes do rio Uberabinha. O primeiro sistema produtor implantado, no final da década de 1970, foi o de Sucupira que atendia toda a área urbana. O crescimento da cidade culminou na ampliação do sistema de captação e tratamento. Com isso, a água passou a ser captada também no sistema Bom Jardim, efetivado em meados da década de 1980 e entrou em funcionamento em 1987. Cada sistema possui uma ETA (Estação de Tratamento) tipo convencional e sistemas de reservação e distribuição individualizados. Assim, o Sistema Sucupira pode atender parte da área abastecida pelo Sistema Bom Jardim.

Daniela Queiroz | Secom PMU