terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Uberlândia será beneficiada com a compensação do déficit previdenciário

Beto Oliveira

Uberlândia é uma das 833 cidades brasileiras que serão beneficiadas com o pagamento da compensação do déficit previdenciário que será feito pela União. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Roussef durante cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.  

Uberlândia e os demais municípios receberão parcelas de R$ 500 mil por mês até a quitação desse déficit. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que está sendo realizado na capital federal, e que abrange seminários e oficinas com foco no fortalecimento dos municípios e desenvolvimento sustentável do país.

A primeira parcela deve ser pagar aos municípios em março e a previsão é que 79% das cidades nessa situação tenham a dívida zerada logo nos primeiros meses. E até dezembro, a meta é que quase 95% das prefeituras tenham compensado totalmente as contas previdenciárias. Serão beneficiadas as cidades que estiverem com as apurações concluídas.

A cidade ainda será beneficiada com outros recursos que chegarão na área da saúde e da educação. As verbas serão necessárias para retomar obras que estavam paralisadas, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e escolas. Além disso, as novas medidas vão possibilitar que o município se credencie para conseguir investimentos para novas unidades e no custeio do funcionamento delas.

Para o prefeito Gilmar Machado, que participa do encontro, os anúncios foram todos na linha que o município esperava e a contribuição da União será grande para a cidade. “A compatibilização dos recursos do INSS é muito importante, porque nos ajuda a solucionar o problema no nosso instituto de previdência. Vamos capitalizar com o recurso que temos  direito sem sacrificar o orçamento do município“, declarou o prefeito, que esteve acompanhado dos secretários e secretárias municipais de Governo, Rosângela Paniago, Desenvolvimento Econômico, Paulo Romes, Desenvolvimento Social, Murilo Alves, Educação, Gercina Novais e Habitação, Delfino Rodrigues.

A presidenta destacou que o Governo Federal está apto a ajudar e dispõe de recursos para o desenvolvimento das cidades. “É muito importante planejar, priorizar, implementar e acompanhar fiscalizando para que seja possível realizar os projetos. Os desafios de cada município são também de todo o país”, afirmou Dilma Rousseff.

Filipe Alves | Secom PMU