terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Projeto Mono-Blocos retoma atividades em 2013


Intervenções em praças, palestras com especialistas e apresentações de espetáculos públicos prometem movimentar o cenário cultural em Uberlândia.

Após breve descanso, o Projeto Mono-Blocos – Ocupação, Interação e Ação na Praça, idealizado pelo artista uberlandense, Vanilton Lakka, e patrocinado pela Petrobrás, retoma neste mês suas atividades.

Em 2012, algumas etapas marcaram o primeiro ano de trabalho do Projeto. 

A primeira delas foi o processo seletivo de seus integrantes - artistas de diversos segmentos, como Teatro, Dança e Artes Visuais.

Logo após, deu-se início à principal das atividades do Projeto que aconteceu em nove praças da cidade. Com o objetivo de refletir e dialogar sobre a ocupação do espaço público, coreografias foram elaboradas por estes artistas para interagir com as características arquitetônicas destes espaços.

Além disso, o Projeto proporcionou aos seus participantes o “Curso de Dublê de Ação e Violência Cênica”, com Renato Camargos, coordenador de Cenas de Ação e Dublê na Espanha; e o curso “Introdução ao Parkour para Artistas”, com Bruno Peixoto, ator e pesquisador do Le Parkour profissional e diretor do Grupo PKMAX Parkour de Belo Horizonte.

Mono-Blocos trouxe, ainda, para a cidade, a diretora, coreógrafa e professora adjunta do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Márcia Duarte, que fez palestra pública com o tema “Quando a Dança é Jogo e o Interprete é Jogador”.

Agora, em 2013, o Projeto segue com um cronograma recheado de palestras com especialistas da área da dança e da saúde do corpo, e atividades em praças. Nestas, estão sendo finalizadas as coreografias que, muito em breve, serão apresentadas nestes mesmos espaços públicos para a comunidade.

Outros espetáculos serão oferecidos também ao público com a coordenação e atuação de Lakka. Para saber mais, fique atento às notícias sobre o Projeto Mono-Blocos:

via Douglas Luzz | Ciclo