terça-feira, 27 de novembro de 2012

Educação de Jovens e Adultos concorre a prêmio nacional


Programa que já é referência internacional está entre 10 finalistas do prêmio Medalha Paulo Freire

Com mais 20 anos de existência, o Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Pmea) figura entre os dez mais bem sucedidos do país. O reconhecimento veio após uma pré-seleção do Ministério da Educação (MEC) para concorrer à Medalha Paulo Freire. Representantes do MEC farão uma visita técnica para conhecer mais detalhadamente o conteúdo das experiências e práticas de alfabetização.

Dados como projeto pedagógico, carga horária, organização curricular, atendimento ao aluno e outros elementos contidos no programa serão apresentados à comissão. O projeto funciona em 50 salas instaladas em escolas municipais e estaduais, unidades dos BemSocial Ceai, entidades religiosas e empresas.

O Pmea também se tornou referência internacional e foi reconhecido pelas experiências bem-sucedidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Pmea compôs uma publicação da Unesco intitulada Políticas Y Práticas em Alfabetización de Personas Jóvenes Y Adultas: Lecciones desde La Práctica Innovadora en América Latina y El Caribe.

“É uma grande valorização do trabalho realizado pelos profissionais da educação do município. Conheci outras experiências no Brasil, já que participamos de fóruns em vários locais, e poucas cidades desenvolvem esse projeto por tanto tempo como Uberlândia vem fazendo”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Viviane Silva Ambrosio Souza.

via Secom PMU