segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Horto Municipal contribui para arborização da cidade

O Horto Municipal é um dos responsáveis pela preservação das áreas verdes de Uberlândia. Por meio dele são feitos plantios e podas de árvores que enfeitam os locais públicos e melhoram a qualidade de vida da população, trazendo conforto térmico, otimização do ar, diminuição do nível de ruídos e da poeira e ainda são refúgio para a fauna remanescente.

Além deste trabalho de manutenção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também faz doações de mudas. Estão à disposição espécies de pequeno porte, próprias para plantio em calçadas com fiação elétrica. São espécies como hibisco, flamboyant mirim, calistemo, ipê mirim e cróton, foram especialmente selecionadas para que a população não tenha problemas futuros, como raízes em calçadas. Outras espécies, como oiti, alfeneiro, quaresmeira, grevílea anã e magnólia podem ser plantadas em locais abertos e também estão disponíveis.

O cultivo das mais de 135 mil mudas é de responsabilidade dos profissionais do Horto, além de jovens do Projeto de Iniciação Profissional, em uma parceria da Prefeitura de Uberlândia com a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu). Cerca de 30 mil mudas são voltadas para arborização urbana e podem ser retiradas pela população de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 16h, no Horto Municipal, que fica junto ao Parque do Sabiá, no bairro Tibery.

Ao obter a muda, os interessados também recebem orientações dos profissionais que trabalham no Horto. Panfletos e cartilhas com dicas para plantar da maneira adequada, espécie ideal e métodos de cuidado são entregues a quem leva as plantas para casa.

Há ainda o fornecimento de mudas de espécies nativas para recomposição de áreas degradadas, plantios em matas ciliares e nascentes de chácaras e fazendas. Para este serviço, é preciso realizar cadastro da propriedade e aguardar disponibilidade de mudas.

Doação de mudas de árvores
Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 16h
Horto Municipal – Avenida Benjamim Magalhães, s/nº, bairro Tibery
Mais informações: Disque-Árvore: 3213-6676

Foto: Daniel Nunes
via Secom PMU