quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Céu de Uberlândia é retratado em exposição na Oficina Cultural


Quatro cliques feitos em 2010, em diferentes cantos da cidade e contra a luminosidade do céu, formam a exposição coletiva “Real Instância da Luz”, que será aberta nesta quinta-feira (4), às 20h. 

A artista, Luana Magrela, por meio da fotografia, utiliza a luz como pincel e a arquitetura de Uberlândia como ateliê.

Com destaque para o céu, o trabalho é denominado pela artista como skylines, ou seja, imagens com a vista total ou parcial da cidade contra a luz, o que permite ver apenas a sombra da arquitetura registrada.

A ideia surgiu quando a bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), hoje cursando o último ano de Artes Visuais, saiu a campo fotografando as paisagens urbanas, tendo a cidade como objeto de pesquisa.

Diferentemente do trabalho que traz uma imagem definida, estas fotografias partiram para um lado mais poético, o que dentro das artes se denomina pictorialismo fotográfico, ou seja, que se aproxima da pintura. “O meu trabalho não deve ser visto pela foto em si, mas pela cor e o efeito da luz”, disse Luana Magrela.

A exposição estará aberta para visitação a partir da sexta-feira (5), de segunda a sexta, das 12h às 18h, até 31 de outubro.

Exposição “Real Instância da Luz”, de Luana Magrela
4 de outubro (quinta-feira), às 20h
de 5 a 31 de outubro (segunda a sexta-feira), das 12h às 18h
Sala Alternativa da Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada franca

via Secom PMU