quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Unitri sedia XVII Maratona de Programação Nacional


A Unitri sediará neste sábado (15), a etapa regional da XVII Maratona de Programação Nacional, destinada aos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática).

A expectativa é receber 50 equipes, de três alunos e um técnico cada, de todo o Brasil, totalizando aproximadamente 180 pessoas. A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor. A Maratona acontece das 8h às 17h, nos laboratórios de Informática (bloco E – segundo piso).

Ascom | Unitri