segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa Jovem Aprendiz é debatido na CDL

Empresas e entidades parceiras do Programa Jovem Aprendiz de Uberlândia conheceram as alterações na lei que regulamenta o trabalho de jovens no País. As mudanças foram repassadas por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ontem (24), na CDL Convenções e Eventos. Um das alterações é que os jovens não terão aula teórica aos sábados como de costume, e sim durante a semana. As primeiras 80 horas serão dedicadas a aprendizagem teórica, depois, curso e trabalho serão concomitantes. Desde o início do processo os jovens serão remunerados.

Na opinião da coordenadora da Fundação CDL, Bânia Poli o evento foi muito positivo porque trouxe informações e esclarecimentos importantes, tanto para as empresas, quanto para as instituições que realizam o programa Jovem Aprendiz. "A princípio as empresas podem sentir mais até se adaptarem ao cumprimento dessas alterações, mas com o tempo serão alinhadas, pois há uma perspectiva de melhoria na capacitação e retenção desses jovens para as empresas", acredita Poli.

Os jovens são contratados por empresas enquadradas na lei da aprendizagem (Lei nº 5.598 de 2005), que rege o número especificado de 5% a 15% por estabelecimento, calculado sobre o total de empregados cujas funções demandam formação profissional, cabendo ao empregador, dentro dos limites fixados, contratar o número de aprendizes que melhor atender às suas necessidades. Ou ainda aquelas empresas que mesmo não estando em regime de cotas pela Lei, desejam trabalhar com jovens aprendizes.

CDL Aprendiz

O objetivo do Programa CDL Aprendiz é desenvolver jovens para o mercado de trabalho. A aula teórica visa desenvolver competências técnicas e comportamentais do adolescente. Todos têm a oportunidade de aplicar o que aprendem no curso, incluindo aulas de rotinas administrativas, contabilidade, departamento de pessoal e financeiro, além de atendimento ao cliente, postura profissional, etiqueta e até oratória. Atualmente participam do curso cerca de 130 jovens com idade entre 15 e 18 anos. A entidade está com a 9ª turma de jovens aprendizes.

Inscrições

As empresas que tiverem interesse em contratar jovens aprendizes podem entrar em contato pelos telefones (34) 3239-3449 e 3239-3492. Mais informações no site da CDL Uberlândia.

 Jacque Oliveira | Serifa
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.