sexta-feira, 25 de maio de 2012

Paella Gauchesca na Minas Tchê

A feira de tradições gaúchas Minas Tchê, que acontece em Uberlândia, desde 18 de maio, termina neste domingo (27), no salão de eventos do Acrópole. O evento, que traz um pouco do Rio Grande do Sul para o interior de Minas Gerais, conta 70 stands oferecendo aos visitantes produtos típicos do Rio Grande do Sul, entre eles: os queijos e doces caseiros, os chocolates de Gramado, a moda couro outono-inverno 2012 e os móveis coloniais. A culinária também é um dos atrativos, como o churrasco feito a fogo de chão, o arroz carreteiro, entre outros. Neste contexto, a Paella Gauchesca é uma das receitas mais especiais (dá pra conferir pela foto) e que merece ser divulgada aos amantes da culinária.

Paella Gauchesca
Uma das preparações mais expressivas da culinária espanhola, considerado um verdadeiro festival de cores e sabores. Ganha nesta preparação uma adaptação bem brasileira, mas especificamente gaúcha, com uma mistura de carnes, miúdos e linguiça. Muito saboroso, aromática e uma excelente combinação de ingredientes.  

Tempos de preparo: 35 minutos (mais 1 hora e 30 minutos de cozimento)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz   . 400 g
1/2 xícara (chá) de vinho branco . 120 ml
5 pistilos de açafrão
1 pimentão amarelo médio . 235 g
1 pimentão vermelho médio . 160 g
1 pimentão verde médio . 245 g
1 cebola média . 219 g
1 limão médio . 82 g
1/2 xícara (chá) de bacon picado . 50 g
300 g de lombo de porco
250 g de coração de frango
150 g de linguiça fresca
200 g de peito  de frango em cubos
150 g de linguiça calabresa em rodelas
250 g de carne de patinho em tiras
5 colheres (sopa) de azeite de oliva   . 50 g
Sal a gosto

Modo de Fazer

Lave o arroz sob água corrente e deixe escorrer em um escorredor. Reserve.

Coloque o vinho em uma panela e leve ao fogo por 2 minutos. Retire do fogo, despeje em uma tigela e junte os pistilos de açafrão. Reserve.

Lave os pimentões sob água corrente, seque-os com toalha de papel e retire os pedúnculos. Corte os pimentões ao meio, retire as sementes e as partes brancas internas e corte em tiras finas. Reserve.

Descasque a cebola, lave-a sob água corrente, seque-a com toalha de papel e pique em pedaços pequenos. Reserve.

Lave as folhas de couve sob água corrente, seque-as com toalha de papel, retire o talo central e rasgue-as grosseiramente. Lave o limão sob água corrente, seque-o com toalha de papel, corte-o ao meio e extraia o suco. Reserve.

Lave o bacon, seque-o com toalha de papel e pique em pedaços pequenos. Limpe o lombo, tire as aparas e o excesso de gordura. Lave-o, seque com toalha de papel e pique em cubos pequenos. Limpe os corações, tire as aparas e lave sob água corrente. Seque com toalha de papel. Corte o peito de frango em cubos  pequenos.  lave-o sob água corrente seque-a com toalha de papel, Lave a linguiça calabresa, seque com toalha de papel e corte em rodelas de 1 cm. Limpe o patinho, retire as aparas, lave sob água corrente e seque com toalha de papel. Corte em cubos pequenos e reserve.

Coloque em uma panela 5 xícaras (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e reserve.

Coloque em uma outra panela o azeite de oliva, os pimentões, a cebola, a couve e o suco de limão. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos ou até a cebola ficar transparente. Junte o bacon, o lombo de porco, os corações de frango, e o patinho. Continue a refogar, mexendo de vez em quando, por 40 minutos ou até as carnes perderem a cor rosada. Cozinhe, adicionanado algumas colheradas de água e mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até as carnes ficarem macias.

Incorpore as linguiças e refogue, mexendo de vez em quando, por 12 minutos ou até ficarem macias. 
Acrescente o arroz, a água fervendo, o vinho com o açafrão e o sal. Misture bem. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até o arroz ficar al dente. 

Acerte o sal e retire do fogo. Sirva em seguida.

Frederico Silva / Imprensa
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO