terça-feira, 29 de maio de 2012

Blitzes educativas incentivam mudança de atitudes no trânsito

Desde o início de abril, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) intensificou a campanha voltada à segurança, mobilidade urbana, prevenção e redução de acidentes. Três vezes por semana, agentes distribuem panfletos, adesivos e outros materiais educativos para motoristas, ciclistas e motociclistas com o intuito de incentivá-los a tornar o trânsito ainda mais humanizado.

De acordo com um levantamento feito por profissionais do Núcleo de Educação para a Mobilidade Urbana e Cidadania, da Settran, blitzes foram realizadas em 25 bairros da cidade e atingiram mais de nove mil pessoas em pouco mais de um mês. Os índices foram coletados durante a campanha. Além de estimular a mudança de atitudes, os agentes orientaram aqueles que não agiam de acordo com as regras de trânsito. Com base nesta proposta, a ação, que integra a campanha "Seja Legal no Trânsito", conjunto permanente de estratégias desenvolvido pela Administração Municipal, manteve o ideal de conscientizar a população. Foram motoristas de mais de 6.500 veículos de quatro rodas e 2.500 de duas rodas.

"Cerca de 28% dos condutores apresentaram alguma irregularidade ao serem abordados. É um número que precisa diminuir e nós temos trabalhado com este objetivo. Os dados comprovam que as pessoas precisam estar sempre atentas e entender que devem contribuir para a construção de um trânsito mais seguro. É ainda um alerta quanto à necessidade de agir de forma gentil, dirigir defensivamente e respeitar as normas de circulação e conduta", explicou Divonei Gonçalves, secretário municipal de Trânsito e Transportes.

As blitzes continuam nos próximos meses em diversos bairros de Uberlândia, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Confira os números:

Total de abordagens: 9.060
(sendo 6.500 motoristas em veículos de quatro rodas e 2.500 motoristas em veículos de duas rodas)

Condutores em desacordo com as normas de trânsito: 2.509 (cerca de 28%)

Condutores de acordo com as normas de trânsito: 6.551 (cerca de 72%)

Infração | Quantidade (em porcentagem)

Sem cinto de segurança 5,5%
Sem cinto no banco de trás 3,64%
Transporte de crianças sem cadeirinha 0,64%
Conduzir falando no celular (moto e carro) 0,42%
Capacete desamarrado 0,29%
Capacete sem viseira 0,72%
Capacete com viseira levantada 14,76%
Transportar crianças menores de 7 anos em motocicleta 0,02%
Moto com farol apagado 1,71%

Secom PMU
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.