sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Limpeza de bueiros contribui para evitar enchentes

O entupimento de bueiros é um dos fatores que pode agravar as inundações e enxurradas no período de chuvas. Para evitar essas ocorrências, a Prefeitura de Uberlândia executa todos os anos um serviço de desobstrução de canais para prevenir as vias públicas de  alagamentos. 

"Um dos benefícios trazidos deste trabalho é termos o sistema de drenagem funcionando em sua capacidade máxima. As bocas de lobo são de grande importância, pois coletam a água pluvial, evitam o escoamento superficial e direcionam o fluxo da água para as galerias", explicou o secretário municipal de Obras, Carlos Alberto Ribeiro de Sá.

Durante o serviço de desobstrução, são retirados materiais como areia, pedaços de tijolo e madeira, garrafas pet e sacolas plásticas. Os serviços de limpeza e varrição, realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, complementam a ação preventiva. "Deixar as ruas sempre limpas evita que o acúmulo de lixo e entulho vá parar nestes canais e impeça a passagem da água", afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.

A limpeza das bocas de lobo acontece no período que antecede as chuvas. Quando as chuvas começam, as Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Urbanos monitoram e fazem a manutenção da limpeza dos bueiros.

Além do trabalho promovido pela Prefeitura, a população também pode contribuir com medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua muito tempo antes do horário do caminhão de coleta passar, pois a chuva pode vir antes e carregá-las para os bueiros. Outra dica é, ao podar a grama, não deixar restos na calçada, o que vale também para materiais de construção.

Para solicitar a limpeza de um bueiro específico, a população pode ligar no Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo telefone: 3239-2800.

via  Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.