sábado, 17 de dezembro de 2011

Fim de ano tem Coleta Seletiva no Centro

Daniel Nunes/Secom PMU

Coleta Seletiva foca o comércio e contribui com o recolhimento de lixo reciclável descartado em vendas neste fim de ano

Comerciantes do centro de Uberlândia contam com a ajuda do programa Coleta Seletiva para descartar o volume de lixo reciclável gerado durante o período de vendas de final de ano. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos posicionou Ecocaminhões em três pontos de entrega voluntária para receber os materiais.

O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira nas praças Osvaldo Cruz, Sérgio Pacheco e Tubal Vilela, das 9h às 18h. Além deste horário, um Ecocaminhão circula pelas principais vias do Centro para coletar recicláveis no período noturno, das 18h às 22h.

"Com o aumento das vendas na época do Natal e Ano Novo, há um maior descarte dos materiais que embalam os produtos, como papelão e isopor. É um conteúdo que pode ser reaproveitado e escolhemos esse momento de grande movimento nas lojas para desenvolver o projeto-piloto. A estratégia visa incentivar a destinação adequada deste tipo de lixo e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução de materiais nas vias públicas", disse Wilmar Ferreira, secretário municipal de Serviços Urbanos.

O trabalho do programa Coleta Seletiva no Centro conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que auxilia na divulgação para os comerciantes dos locais e horários de recebimento dos recicláveis. A divulgação é feita ainda por profissionais que vão de porta em porta orientar os lojistas para colaborarem.

Mais de 600 mil quilos de materiais reciclados
Lançado em janeiro deste ano, o programa Coleta Seletiva é uma iniciativa das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O objetivo é facilitar a separação e a destinação de lixo para reciclagem. Materiais leves como papel, plástico, vidro e metal são recolhidos em diversos bairros em dias alternados por oito Ecocaminhões. Quando estão no local atendido pelo programa, os veículos emitem um sinal sonoro para lembrar que é dia de coleta.

De janeiro a novembro, o Coleta Seletiva recebeu mais de 600 mil quilos de materiais coletados nos bairros Fundinho, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Tabajaras e Tibery. Outros três bairros foram incorporados ao programa: Luizote de Freitas, Jardim Patrícia e Mansour.

Além do Coleta Seletiva, objetos pesados (móveis e equipamentos) são recolhidos por dois caminhões Cata-Trecos que rodam toda a cidade. As solicitações para recolhimento de materiais pesados pelo Cata-Trecos devem ser feitas na Divisão de Limpeza pelo telefone: 3212-5356. 

Coleta Seletiva
Bairro / Dias / Horários

Luizote de Freitas / Jardim Patrícia e Mansour
As segundas e quartas-feiras
8h às 17h

Tibery
As segundas-feiras
8h às 17h

Santa Mônica / Segimundo Pereira
As terças e quintas-feiras
8h às 17h

Fundinho / Tabajaras
As quartas-feiras
8h às 17h

Roosevelt
As sextas-feiras
8h às 17h

via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.