quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cartão Municipal de Saúde otimiza atendimento do cidadão de Uberlândia

Araipedez Luz P10/Secom PMU
Os usuários da rede municipal de saúde contam com mais um benefício para a melhoria no atendimento da atenção primária e especialidades e, especialmente, no planejamento da destinação dos recursos públicos para a área de abrangência. O Cartão Municipal de Saúde, direito de todo morador de Uberlândia, é uma ferramenta adotada pela prefeitura no segundo semestre deste ano que permite identificar o paciente e implantar o prontuário eletrônico.


A partir da identificação do usuário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem condições de realizar um planejamento de acordo com a população de cada região da cidade. O direcionamento de recursos para a aquisição de medicamentos, materiais e corpo clínico para cada unidade depende do conhecimento populacional setorizado. "O Cartão Municipal de Saúde é uma garantia de que o dinheiro do munícipe de Uberlândia está sendo gasto com a população da cidade. Isso também é preconizado pelo Ministério Público", explicou Marco Túlio Ferreira, coordenador-geral das UAIs.


Outra função do cartão é possibilitar que a SMS conheça individualmente cada paciente. No momento em que a pessoa for atendida, o médico terá acesso ao histórico clínico da mesma e, assim, poderá estabelecer um diagnóstico mais preciso. "O prontuário eletrônico, organiza o atendimento na rede, já que todo o sistema está conectado. Se uma pessoa é atendida numa unidade básica e depois é encaminhada a UAI, o médico da UAI saberá, de forma ágil, exatamente como foi procedido o atendimento anteriormente, mesmo que tenha sido feito em unidades diferentes", exemplificou o coordenador.


O cadastro do Cartão Municipal de Saúde deve ser renovado anualmente. Para adquiri-lo, o morador de Uberlândia pode ir a qualquer unidade de saúde portando documentos pessoais para identificação (como RG, CPF, título de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral) e para comprovação da condição de munícipe. Neste caso, são considerados, além do comprovante de endereço (contas de água, telefone e energia), a grade curricular e a declaração de frequência, no caso de estudantes, e carteira de trabalho, referente ao cidadão que exerce uma atividade no município.


Para mais informações ou dúvidas sobre o Cartão Municipal de Saúde, basta ligar na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde: 0800-940-1480.

via Secom PMU
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO