sábado, 8 de outubro de 2011

Prefeitura estimula inclusão psicossocial

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), a Prefeitura de Uberlândia preparou uma programação repleta de atividades culturais, artísticas e esportivas. O espaço escolhido para as festividades foi o Centro de Convivência e Cultura (CCC), local onde são realizadas ações complementares ao tratamento clínico em saúde mental, também conhecidas como intersetoriais.

Roda de conversa, exposições de trabalhos manuais, artesanatos, aulas de dança, sarau e outras apresentações - que contam com a participação próprios usuários da saúde mental ou foram produzidas ao longo do desenvolvimento de projetos do CCC -, contemplam a programação. Uma palestra, onde será retratado um caso clínico na perspectiva da intersetorialidade, foi preparada para profissionais e parceiros da Rede de Atenção à Saúde Mental.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência e Cultura, Maria Gorete Tavares Costa, as atividades favorecem a reabilitação e inclusão psicossocial dos usuários. "Nosso objetivo é promover a saúde mental, chamar a atenção da sociedade e fazer com que as pessoas, as famílias conheçam melhor o assunto. É uma forma de mostrar que a reabilitação é possível, diminuindo o preconceito e aumentando a tolerância", apontou.

Semana de Atividades Comemorativas do Dia Mundial da Saúde Mental
10,11,13 e 14 de outubro
Centro de Convivência e Cultura (CCC) - rua Patrulheiro Osmar Tavares, 1.516, Santa Mônica
Informações: (34) 3227-2070


Confira a programação:

Segunda-feira (10)
8h – Aula de Unibiótica e de dança
13h30 – Apresentação do grupo de clarinetes "Clariartes", da Banda Municipal e do grupo de Contação de Histórias do CCC (A Branca de Neve e os Sete Anões) 

Terça-feira (11)
8h30 – Passeio no Parque do Sabiá (encontro na portaria do bairro Tibery)
13h30 – Sarau da Comunicação (exposição de poesias, contos e crônicas escritos por usuários da saúde mental) e apresentação do Grupo Loucos por Dança 

Quinta-feira (13)
9h – Atividades para o bem-estar, com prática de alongamento e relaxamento
15h30 – Apresentação do caso clínico na perspectiva da intersetorialidade (atividade aberta aos profissionais e parceiros da Rede de Atenção à Saúde Mental).

Sexta-feira (14)
9h – Aula de dança, apresentações musical do Grupo CantaVida (CCC) e de dança do Loucos Por Dança (CCC)
13h30 – Roda de Conversa

via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.