sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dengue continua controlada em Uberlândia

A Secretaria de Saúde realiza um trabalho diário contra a dengue em Uberlândia.  Por meio do Programa de Combate à Dengue, agentes percorrem toda a cidade recolhendo materiais que possam acumular água e instruem os moradores sobre como evitar a doença. Junta-se a isso o empenho da população em não deixar água parada. O trabalho em conjunto reflete-se em baixos indíces, como demonstra o Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (Lira), que, em outubro, apontou em Uberlândia um índice de 1,1%. No último levantamento, no mês de março, o Lira foi de 3,8%.

"O número é baixo e de controle absoluto, considerando as variáveis do Município", esclarece José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate à Dengue.

Nesta época do ano, começam as chuvas, o que pode agravar essa incidência, mas, de acordo com Arruda, embora já existam focos por este motivo, a predominância é de depósitos artificiais que dependem unicamente da água colocada pelo morador. "Por isso a importância de cada um prestar atenção na própria casa e cuidar desses locais onde o mosquito se reproduz", completa Arruda.

Durante as visitas em busca de focos, o Programa de Combate à Dengue constatou que pratos e vasos de planta, latas, plantas em água e bebedouros foram os locais com maior infestação.

 via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.