quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cartilha divulga dicas sobre como lidar com deficientes visuais

A Adeviudi (Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia), com apoio da da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal de Cultura, lançou nesta quarta-feira (19), a cartilha "A pessoa com deficiência visual sob 'um novo olhar': como auxiliar socialmente a pessoa cega".

O material é de autoria da pedagoga Lázara de Lourdes Santana e surgiu de um projeto iniciado em 1998 que, agora, foi viabilizado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC). Percebendo a necessidade de conselhos para a sociedade de relacionar melhor com os deficientes visuais, a autora sugere boas maneiras para facilitar essa interação. "Muitas pessoas não sabem como auxiliá-los e algumas falhas são comuns, como falar com eles como se fossem surdos ou tratar seus acompanhantes como se fossem seus substitutos", afirmou Lázara.

A cartilha contém 33 dicas distribuídas em oito páginas. Após a leitura do material, a intenção é de que sejam reduzidas as situações embaraçosas par todos, além de conferir respeito e valorização aos envolvidos.

Edson Luiz Lucas de Queiroz, superintendente da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, representou o prefeito Odelmo Leão no lançamento. Segundo ele, a Prefeitura de Uberlândia é caracterizada por atender o segmento dos deficientes com atenção e respeito. "A preocupação com o social e com o desenvolvimento da cidade são marcas da gestão Odelmo", disse Edson, que considerou a cartilha uma contribuição para o avanço na construção da cidadania.

via Secom PMU
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.