sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CDL Uberlândia completa 34 anos neste sábado

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) completa amanhã (19), 34 anos de fundação. São três décadas de luta pelo desenvolvimento da classe lojista no município. Uma entidade independente, que com sua representatividade se tornou reconhecida por lutar com afinco na defesa da classe lojista e de seus interesses político-institucionais visando o desenvolvimento do setor.

A entidade começou a sua história em 1977 nas dependências do Senac, onde foi fundado o Clube de Diretores Lojistas de Uberlândia, primeiro nome da atual Câmara de Dirigentes Lojistas, com 18 associados. De loja em loja, esses homens que acreditaram no crescimento da CDL, fizeram um intenso trabalho e, em poucos meses deste mesmo ano, a entidade passou a ter mais de 100 associados. Hoje, são cerca de 3 mil.

Quem vê a CDL como é hoje não faz ideia de quão difícil foi transformar um sonho de poucos lojistas na construção de uma entidade sólida, constituída atualmente por um quadro expressivo de colaboradores que estão atuando com capacitação para atender a demanda dos associados

Além dele, foram eleitos como presidentes da entidade: Olavo Raguiante Samora (in memorian), Lourival Rodrigues de Souza, José Neuton dos Reis Ângelo, Surrel Attiê e Araken de Carvalho Novaes. Atualmente, Orlando Pinto Guimarães é superintendente da entidade. A presidência é exercida por Celso Vilela Guimarães e a vice-presidência, por Paulo Vitiello e José Neuton dos Reis. A entidade ainda conta com 14 diretores e 20 conselheiros, incluindo fiscais efetivos, suplentes e consultivos.

A CDL Uberlândia tem muito que comemorar. Foi a primeira CDL a ser fundada na região do Triângulo Mineiro. Um de seus primeiros projetos foi a formalização da compra do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na época conhecido como Credicerto e de propriedade particular. Este serviço foi impulsionador de uma central telefônica com 150 linhas privadas e um PABX com cinco ramais, que permitia o acesso do associado ao serviço SPC. De lá pra cá muita coisa mudou. Um leque de serviços e soluções é oferecido aos associados e a comunidade, como: SPC Brasil, CDL Cheque, CDL Cobrança, Certificação Digital, CDL Saúde, Núcleo CDL de Inovação e Negócios, Orientação Jurídica, Contact Center, Guia Compre Bem, CDL Convenções e Eventos e Fundação CDL (CDL Cursos, CDL Aprendiz, CDL Talentos, CDL Estágio e CDL Consultoria). 
A CDL esteve à frente em diversos momentos marcantes, como a Convenção Nacional realizada pela primeira vez na história numa cidade do interior de Minas Gerais, como Uberlândia, além do lançamento do novo Call Center da CDL, a criação da Câmara Setorial oeste, entre outras.

Desde a sua fundação a entidade elegeu a bandeira do desenvolvimento, da capacitação, da transparência e do respeito ao lojista. Está em busca de apoio para a implantação da Escola Superior de Educação para o Varejo e a criação de um Fórum Permanente para debates de assuntos de interesse da cidade e região, juntamente com as entidades representativas. Como defensora da reforma tributária e da regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte, nos últimos anos tem estreitado laços com o poder público para a conquista dessas reivindicações em prol da classe. Além desses alvos, para os próximos anos, a CDL tem como foco a capacitação das empresas com a tecnologia da informação, a criação de comitês com o objetivo de estreitar o relacionamento com o executivo e legislativo, bem como acompanhar ações importantes para a classe como o projeto de Requalificação do Centro, a construção de viadutos, ampliação do aeroporto, entre outros.

Para Celso Vilela, estar a frente de uma entidade como a CDL Uberlândia é motivo de muito orgulho e responsabilidade. "A comemoração dos 34 anos confirma a solidez de uma entidade compromissada com seus associados e a permanente busca por um crescimento sustentável. É o resultado de um trabalho conjunto, entre associado, colaboradores e diretoria, que faz da CDL uma das entidades de classe mais comprometidas com a valorização do varejo no País", disse Celso.


Linha do tempo – Presidentes que passaram pela CDL Uberlândia

1977 – 1979: Orlando Pinto Guimarães 
1980 – 1982: Olavo Raguiante Samora (in memorian) 
1982 – 1984: Lourival Rodrigues de Souza 
1984 – 1988: José Neuton dos Reis Ângelo 
1988 – 1993: Orlando Pinto Guimarães 
1994 – 1999: Surrel Attiê 
2000 – 2006: Araken de Carvalho Novaes 
2007 – 2013: Celso Villela Guimarães


Anderson Silva | Serifa

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.