quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Produtos com data de validade vencida podem causar danos na pele

Deixar a maquiagem no carro, por exemplo, pode danificar o cosmético devido ao calor e umidade 

 

             Quando você vai ao supermercado sempre avalia a data de validade do produto que você está comprando? E por que com cosméticos e maquiagem seria diferente? Não é mesmo comum verificar a data de validade da base, da sombra, do batom e nem do rimel. Mas é de extrema importância esses cuidados, pois produtos vencidos podem causar sérias irritações na pele. "Sempre orientamos nossas clientes sobre a data de validade e cuidados com alguns dermocosméticos. Maquiagens que são deixadas dentro do carro, por exemplo, podem estragar uma vez que o calor e a umidade são inimigos dos cosméticos, por mais que eles sejam de boa qualidade", conta a proprietária da Dermage em Uberlândia, Daniela Ferreira.

                O aspecto do produto também serve como sinal de alerta. Deve-se dar atenção à textura do batom, se ele mudou a característica e a cor, a textura de cremes, cheiro. Tudo isso pode ser notado e ajuda a verificar se o produto ainda está bom. "O uso de cosmético fora do prazo da validade pode provocar conjuntivite, inflamação dos cílios, acne, irritação da pele, entre outros. Rímel e lápis de olho têm durabilidade de seis meses. Com a sombra também devemos estar atentas, principalmente quando elas apresentam ressecamento nas bordas, o que significa que já está passando do prazo de validade", alerta a dermatologista Cíntia Cunha Cardoso.

 

Cuidados essenciais

                Outro cuidado importante com a higiene na hora de se maquiar: se você usa os dedos para aplicar maquiagem, não se esqueça de lavar bem as mãos, pois as bactérias podem contaminar o produto e a pele. Pincéis e esponjas devem ser lavados pelo menos uma vez por semana com água e sabão. "O segredo para conservar bem os produtos e maquiagens é guardar numa bolsinha fechada, sendo ideal para preservar a qualidade e também a saúde da pele" afirma Daniela.

                A oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, Raquel Souza Nunes Paiva, também alerta sobre problemas que podem ser acarretados nos olhos pelo uso de cosméticos e principalmente maquiagens vencidas. "Os dois grandes problemas oftalmológicos que devemos ficar sempre atentos quando usamos maquiagens ou qualquer outro produto vencido são a alergia ocular e as infecções oculares, como as conjuntivites, que são transmitidas quando as pessoas compartilham a maquiagem e uma delas está doente", conclui.

 

Anderson Silva | Serifa 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.