terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PDCA Engenharia traz para Uberlândia 1º lugar em Gestão de Pessoas no PSQT 2010

Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010 avaliou 245 empresas mineiras e 46.418 trabalhadores

 

Criado há 15 anos com o objetivo de estimular as empresas brasileiras a incorporarem a responsabilidade social como parte integrante de suas estratégias, mediante o reconhecimento e a difusão de boas práticas, o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010 concedeu o 1ª lugar na categoria Gestão de Pessoas a uma empresa uberlandense.

 

Para tanto, foi avaliado todo o conjunto de práticas e de resultados da empresa relacionados à organização do trabalho, à autonomia dos diversos níveis da força de trabalho, à interação entre os colaboradores e ao exercício da liderança. E considerada, ainda, a estrutura de cargos e salários, as oportunidades de crescimento pessoal e profissional, o sistema de remuneração e de recompensa, a avaliação de desempenho, a retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores como fatores de melhoria do processo produtivo.

 

Gestão de Pessoas: um novo conceito

Para o gestor administrativo, Oberdan Veras Tostes (foto) , o que torna a PDCA Engenharia um exemplo de boa prática a ser seguido é o fato de encarar a Área de Recursos Humanos não mais como um mero departamento de pessoal, mas como o personagem principal de transformação dentro da empresa.

"Mudanças profundas no cenário nacional e internacional criaram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais o fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. E sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais e as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento", diz.

Oberdan afirma que Gestão de Pessoas é assunto atual, mas que ainda paira no plano do discurso para muitas empresas. E alerta: "É preciso unir o discurso à prática e preocupar-se verdadeiramente em construir e manter um ambiente de trabalho propício ao bem-estar, à motivação e à satisfação de todos os colaboradores".

 

Michele Borges | Ciclo 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.