terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais de 720 caminhões de lixo e entulho já foram retirados do bairro São Jorge

A quarta etapa do Mutirão Cidade Limpa no bairro São Jorge teve início nesta segunda-feira (20). Desde as 8h da manhã as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão entre a avenida dos Titos e a rua Transição e também entre as avenidas Toledo e Serra Bodoquena.

"É importante que a população colabore, retire os entulhos dos quintais e coloque-os nos passeios para que as equipes retirem. São 60 servidores da SMSU que cuidam também da capina e roçagem de terrenos, limpeza e varrição das vias", explicou o secretário Wilmar Ferreira da Silva. 

Ainda de acordo com o secretário o trabalho no bairro São Jorge continuará nos próximos dias. "Não sabemos ao certo quanto tempo nossas equipes ficarão no local, isso depende da quantidade de lixo e do que precisa ser feito. Em cerca de um mês no bairro, já recolhemos mais de 4 mil metros cúbicos de entulho e lixo, o equivalente a 728 caminhões. É uma grande quantidade de material. Só em 2010 recolhemos mais de 6.200 caminhões nos bairro por onde passamos", ressaltou o secretário.

O Mutirão Cidade Limpa existe desde 2005 e percorre toda a cidade. Além da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, também estão envolvidas as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Obras, Saúde e Trânsito e Transporte, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Superintendência de Operação e Manutenção (SOM), Superintendência de Defesa Social e Conselho das Entidades Comunitárias (CEC).

"É uma determinação do prefeito Odelmo Leão que todas as Secretarias trabalhem em parceria para o bem estar da população. No Mutirão Cidade Limpa, podemos ver o empenho de todos melhorando o bairro e conseqüentemente a vida dessas pessoas. Um bom exemplo disso é o trabalho em conjunto com o CCZ", destacou Wilmar Ferreira da Silva.

Os agentes do Programa de Combate à Dengue do CCZ fazem visitas às residências e orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. "Principalmente nesta época do ano que temos muita chuva é importante que as pessoas limpem seus quintais para evitar água parada e por conseqüência o aumento de focos e casos de dengue. Há vários anos, o Mutirão Cidade Limpa é parceiro do CCZ na prevenção", contou o coordenador do programa, José Humberto Arruda.

 No início de janeiro haverá uma reunião entre a Secretaria de Serviços Urbanos, o Centro de Controle de Zoonoses e o Programa de Combate à Dengue, para definir quais os bairros receberão a visita das equipes do Mutirão Cidade Limpa em 2011. "A escolha do bairro é feita em conjunto. O Cidade Limpa é uma das ações que o município desenvolve para o combate à dengue na cidade e por isso, vamos analisar e decidir qual a região deve receber o mutirão", concluiu o secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.

 

Principais serviços - Mutirão Cidade Limpa

 

·         Limpeza e varrição de ruas e avenidas

·         Retirada de entulho, capina e roçagem de terrenos

·         Pintura de meio-fio

·         Poda de árvores e plantio de mudas

·         Tapa-buracos

·         Desobstrução de bocas de lobo

·         Sinalização horizontal e vertical

·         Controle de vazamento e refluxo de esgoto

·         Trabalho de conscientização envolvendo escolas, poliesportivos e associação de bairro

  

Rafael Guimarães | Secom PMU 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.