segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Educação vai premiar vencedores da 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa

No dia 16 de setembro, às 14h, no auditório da Faculdade Politécnica de Uberlândia (FPU), no Ubershopping, a Secretaria Municipal de Educação vai premiar 20 alunos do ensino fundamental. São os vencedores da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) de Uberlândia. Foram escolhidos 10 poemas, 5 crônicas e 5 memórias. Os estudantes receberão medalhas e kits de literatura e para os professores, livros de literatura e gramáticas da língua portuguesa. As escolas também serão premiadas com um certificado especial.


De acordo com a coordenadora da OLP, Kátia Cristina Sousa Ferreira, a seleção foi feita por uma comissão formada por profissionais de letras e jornalismo, que não tiveram contato direto com os alunos, para que fosse garantida a imparcialidade do processo.


A OLP teve início no mês de março, com a formação continuada dos professores da rede, que receberam informações sobre os gêneros textuais da competição, como Poesia (5º e 6º anos), Memórias (7º e 8º anos) e Crônicas (9º ano). Depois, os professores desenvolveram o conteúdo nas escolas, junto aos alunos. "Eles fizeram trabalhos para despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, pautados no dinamismo da linguagem escrita em todos os seus processos, como entendimento, compreensão, criticidade, argumentação e produção textual", explicou a coordenadora da OLP, Kátia Cristina Sousa Ferreira.


Cerca de 2 mil alunos, de 36 escolas participaram das Olimpíadas. Os estudantes escreveram textos sobre o tema "O lugar onde eu vivo". "Por meio das discussões dessa temática desenvolvemos em nossos estudantes pensamentos reflexivos em relação ao cuidar do espaço onde vivem, da valorização da casa onde moram, do cuidar do bairro, e da escola, que é o lugar onde adquirem conhecimentos e cultura e da região onde moram", disse Kátia.


A Secretaria Municipal de Educação enviará alguns textos premiados para a etapa estadual das olimpíadas, que poderão ser classificados para a etapa nacional. "Nossa meta por meio da OLP é a melhoria de habilidades fundamentais em nossos alunos durante processo de aprendizagem, que são leitura e escrita", concluiu a coordenadora.

 

Alexandre David | Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.