sexta-feira, 30 de julho de 2010

Programa Cozinha Brasil qualifica mais 100 pessoas

Foram entregues nesta sexta-feira (30), os certificados de conclusão para os alunos que participaram do Cozinha Brasil no BemSocial Casa da Família do bairro Custódio Pereira. Nesta semana, o caminhão levou dicas sobre educação alimentar a mais de 100 pessoas, que aprenderam a fazer refeições de alto valor nutricional e baixo custo, com técnicas de reaproveitamento e conservação dos alimentos.


O Cozinha Brasil é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sistema Social da Indústria (Sesi). Desde 2005, o curso já ofereceu qualificação profissional para mais de 6 mil pessoas.


A cada semana o caminhão, que se transforma em sala de aula, oferece 160 vagas divididas em 4 turmas de 40 alunos. As aulas teóricas e práticas acontecem de terça à sexta-feira. Durante as 10 horas de curso, os alunos aprendem como se alimentar bem com economia sem desperdício. "Neste ano o caminhão irá percorrer 10 bairros e vai oferecer 1600 vagas. Esperamos que o maior número possível de pessoas se inscrevam e participem das atividades", disse a diretora de formação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Cristina Rezende Palhares.


A dona de casa Claycilene Luiza da Silva recebeu o certificado e já faz planos. "Eu e meu marido sempre tivemos vontade de ter um restaurante. Aprendi coisas aqui que antes eu nem tinha ideia que poderiam ser feitas na cozinha", contou.


Entre tantas alunas, um homem disposto a dividir as tarefas na cozinha com a mulher dele. Tércio Vilela da Silva e a mulher Vera Lucia Vilela participaram do curso juntos. "As técnicas vão ajudar na economia de casa no fim do mês e aprendemos várias receitas com o reaproveitamento de cascas de frutas" ressaltou.


Na próxima semana, de 3 a 6 de agosto, o Cozinha Brasil estará no bairro Morumbi.


Cristiano Sobrinho | Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.