segunda-feira, 5 de julho de 2010

Prefeitura comemora Dia do Produtor Rural Mineiro

Fotos: Paulo Churrasquim

O prefeito Odelmo Leão, a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Walkiria Borges Naves Loreno e representantes de entidades ligadas ao setor rural, participaram no início da tarde desta segunda-feira (5), no auditório Cícero Diniz no Centro Administrativo Municipal, de uma solenidade para marcar o Dia do Produtor Rural Mineiro comemorado na próxima quarta-feira (7).  "Isso é o reconhecimento da Prefeitura Municipal para os produtores que se destacaram. Esses homens e mulheres são responsáveis por 12% e a agroindústria representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional", destacou o prefeito Odelmo Leão que entregou placas em homenagem a 20 representantes de diversas atividades.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento a área rural de Uberlândia possui mais de 368 mil hectares e são 3.260 produtores rurais. "Esse é o momento de agradecer o trabalho de todas essas pessoas. "Nós queremos também ouvir deles quais os problemas enfrentados e buscar soluções. Esse é o trabalho da Prefeitura de Uberlândia, melhorar a vida dessas pessoas", disse a secretária da pasta Walkiria Borges Naves Loreno.

 

Terezinha Gomes Souza produz queijo, requeijão e doces na propriedade rural que fica na saída de Uberlândia para Araguari e foi uma das homenageadas pela comercialização de seus produtos na feira do produtor rural. Para ela, a homenagens como esta valorizam todo o trabalho dos produtores. "Essa comemoração mostra que somos importantes. Ficamos felizes pelo apoio dado pela Prefeitura", ressaltou.  

 

A produtora Marli Dias Martins também recebeu o presente das mãos do prefeito, na atividade Agroindústria. Antes, fez questão de entregar ao prefeito uma cesta de produtos com itens produzidos em sua fazenda. "Foi um agradecimento a tudo que ele tem feito pelos produtores. Para nós mulheres rurais esse apoio e reconhecimento nos incentiva a continuar trabalhando, expondo os nossos produtos", expôs Marli.

 

A administração municipal desenvolve diversos projetos para o setor e tem investido nos últimos anos para dar mais qualidade de vida aos produtores rurais. "Fizemos uma ampla reestruturação na educação, saúde e infraestrutura. Temos feito constantemente a recuperação de estradas vicinais. Fizemos a pavimentação da estrada que liga Uberlândia a Tenda dos Morenos e estamos trabalhando na pavimentação da MG-455, entre Uberlândia e Campo Florido", ressaltou o prefeito.

 

Depois da entrega das placas de homenagem os produtores participaram de uma palestra com Djalma Ferreira Pelegrini, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) sobre o tema "Desenvolvimento Tecnológico e os Desafios para o Produtor Rural". "Hoje o principal problema do produtor rural é a comercialização do seu produto. Por estarem atrelados ao setor industrial e comercial urbano, eles não conseguem colocar preço em sua mercadoria", explicou o palestrante.

 

Djalma enfatizou ainda algumas alternativas para os micro e pequenos produtores. "O associativismo e o cooperativismo são as principais ferramentas para superar o problema. Juntos, eles conseguem valorizar seus produtos. Outra saída é agregar as tecnologias corretas para diminuir os custos de produção", orientou o pesquisador.

 

 

 

Homenageados:

 

Nº ordem

Nome do Produtor

Atividade

01

Diego Martins Ferreira

"Jovem Rural"

02

Vicente Antônio Leite

"Produtor Feirante"

03

Thiago Soares Fonseca

"Suinocultura"

04

Júlio César Pereira Júnior

"Produção de Grãos"

05

José Antônio Marquez Grama

"Pecuária de Corte"

06

João Carlos Semenzini

"Avicultura"

07

Antônio Gomes Lopes

"Programa Buriti"

08

Marcelo Luiz Costa

"Leite a Pasto"

09

Moacir Moreira de Souza

"Agricultura Familiar"

10

Fabiana Oliveira Amâncio

"Programa de Aquisição de Alimentos"

11

Jerônimo Gomes Ferreira

"Pecuária de Leite"

12

Cassius Vinícius Barbosa Sena

"Ovinocultura"

13

Terezinha Gomes Souza

"Feira de Produtos Rurais"

14

Paula Katiane Boesing Hensing

"Apicultura"

15

Paulo Roberto Andrade Cunha

"Genética Bovina"

16

Marli Dias Martins

"Agroindústria"

17

Roberto Pereira de Oliveira

"Pecuária de Leite"

18

Welder José Peixoto Barbosa

"Fruticultura"

19

José Carneiro Pereira

"Horticultura"

20

Rose Pessanha

"Equinocultura"

 

 

 

 


Secretaria Municipal de Comunicação Social

Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

 

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.