quarta-feira, 26 de maio de 2010

Calu lança o 5º Calu Contando História

Projeto é direcionado às escolas da rede pública de Uberlândia 

O edital do 5º "Calu Contando História" já foi divulgado nas escolas da rede pública de ensino de Uberlândia. O prazo para a produção dos trabalhos será até o dia 25 de junho, quando as instituições devem efetuar as inscrições que podem ser feitas na Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu, na Superintendência Regional de Ensino ou no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – Cemepe, de acordo com as regras do concurso. 

Com o tema: "A Força do Homem do Campo na Construção de Uberlândia", a quinta edição do "Calu Contando História" tem como objetivo levar os alunos a pesquisarem sobre a contribuição do produtor rural no desenvolvimento e na história do município uberlandense, além de fomentar a arte entre os participantes. 

O concurso é divido em duas etapas. Na primeira, os alunos desenvolvem desenhos alusivos ao tema, a escola seleciona os melhores de cada categoria e envia-os para o crivo da comissão julgadora dos trabalhos. Posteriormente, os desenhos vencedores são expostos no hall do prédio administrativo da prefeitura de Uberlândia e na Loja Calu. 

Na segunda parte do projeto, cada instituição cria um roteiro teatral que também deve ser inscrito para a seleção final; os classificados ganham uma oficina de teatro patrocinada pela Calu na qual se preparam para apresentarem-se num festival que encerra o concurso. O desempenho de cada grupo é avaliado por jurados profissionais convidados pela Calu e o grupo vencedor leva o prêmio maior em dinheiro.   

Este ano, o concurso traz novidades nessa etapa. "Nós vamos premiar os grupos até o terceiro lugar. Portanto, todos os participantes que forem classificados para o festival de teatro, sairão com um prêmio oferecido pela Calu", confirma o diretor geral da Cooperativa,  Ulysses de Freitas Júnior. Nas outras edições, somente o primeiro lugar levava a premiação. 

Segundo Ulysses de Freitas, essa é uma forma de incentivar os alunos a terem o teatro nas escolas. "Acreditamos que as artes cênicas contribuem muito para a evolução das crianças", argumenta. 

O Calu Contando História é um dos projetos sociais da Calu que tem como objetivo de resgatar a história e a cultura da região de Uberlândia, por meio de desenhos artísticos e teatro. 

No ano passado, o projeto envolveu mais de 12 mil crianças que tiveram a oportunidade de trabalharem o tema "Folia de Reis". 

Para a realização do concurso, a Calu conta com o apoio da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.


Érica Magalhães | MF Comunicação

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.