quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Atividades vão marcar Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta segunda-feira (26)

 

"Eu sou 12 por 8 - Esta Campanha eu carrego no peito" é o tema escolhido para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, (26). Estão programadas atividades na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arnaldo Godoy de Souza, no bairro Custódio Pereira, a partir das 7h.

 

Serão oficinas, palestras, atividades físicas e entrega de material educativo. "A equipe da UBS vai medir pressão arterial, calcular o índice de massa corporal (peso ideal) e dar orientações aos visitantes, quanto à utilização de medicamentos, além de dicas para uma alimentação saudável", explicou  Wilma Silva Nunes Amorim, coordenadora da UBS Custódio Pereira.

 

Caso os profissionais identifiquem algum paciente com pressão alta, vão  encaminhá-lo para acompanhamento médico e para o grupo de hipertenso, que se reúne de 15 em 15 dias na UBS. "Os pacientes participam da reunião com o médico, assistente social e enfermeiro da unidade, que acompanham a evolução do tratamento, solicitam exame e orientam sobre a medicação. Além disso, é um troca de experiências entre os próprios pacientes", ressaltou a coordenadora da UBS. 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

7h00 - De bem com a Vida - Oficina de Unibiótica - técnica coreana que propõe que as pessoas cuidem adequadamente da própria saúde.  Busca equilíbrio da saúde do corpo e da mente.

 

8h00 - Café da Manhã  e Abertura Oficial da Campanha "eu sou 12 por 8."

 

8h30 - Hipertensão: Conhecer Prevenir e Tratar - Dra. Maria Luiza Mendonça - médica endocrinologista e coordenadora dos programas de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde.

 

9h00 - Al-Anon: Compreensão de nós mesmos - Os grupos familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Dona Maria da Glória - membro Al-non do bairro Custódio Pereira.

 

9h30 - A Hipertensão Arterial e as Emoções: uma reflexão sobre como nossas emoções interferem em nossa saúde física. Psicóloga Marisa Luedi.

 

10h00 - O Controle da Ansiedade e do Stress na palma das mãos:  Oficina de Artesanato - Facilitadoras Ana Maria Moreira e Marisa Luedi.

 

10h30 - Menos Sal e Mais Saúde -  Vantagens do baixo consumo do sal no controle da hipertensão Arterial - Gabriela Dalcin Durante - Nutricionista.

 

11h00 - O Impacto da Atividade Física na sua Pressão - Por que a atividade física é a grande aliada da saúde? Gustavo R. Chaves - Fisioterapeuta.

 

11h30 - Cuidados com medicamentos e Dicas Práticas no uso de Medicações - Enfermeira Barbara Nascimento Lima.

 

13h30 - Você sabe qual é o seu peso ideal? Descubra seu índice de massa corporal. Nutricionista Gabriela Dalcin Durante.

 

15h00 - Atividade Física: pratique esta idéia - Aula prática com Educador físico Helinho e Fisioterapeuta Gustavo.

 

16h00 - Encerramento e Café da Tarde.

 

Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.