sexta-feira, 19 de março de 2010

Parque Linear do Rio Uberabinha recebe menção honrosa do Ministério do Meio Ambiente

Pedro Reis / Farol Comunitário
Uberlândia recebeu, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do Ministério de Meio Ambiente (MMA) em Brasília, uma menção honrosa pelo projeto do Parque Linear do Rio Uberabinha. Promovida pelo Ministério de Meio Ambiente, a Seleção Pública de Experiências Municipais em Gestão Urbana é uma iniciativa que visa premiar, incentivar e divulgar as melhores práticas em gestão urbana em nível municipal.
Ao todo, 20 estados brasileiros apresentaram suas experiências, inscrevendo 109 projetos implantados. Após serem devidamente analisadas pela comissão julgadora, 53 experiências foram selecionadas, o que resultou na escolha de três propostas aptas para receber o título de "Melhor Prática de Gestão Ambiental" - Balneário do Pinhal (RS), Paty do Alferes (RJ) e Campinas (SP) - e na eleição de outras cinco práticas para receber "Menção Honrosa". Além de Uberlândia, Olinda (PE), Sumaré (SP), Osório (RS) e São José do Rio Preto (SP) foram contempladas com placa e certificado pela eficiência e aplicabilidade de suas boas práticas.
De acordo com Raquel Mendes, secretária Municipal de Meio Ambiente e representante de Uberlândia na solenidade, a iniciativa do MMA é inédita e passará a ser realizada todos os anos. "Além de reconhecer o trabalho realizado pelos municípios, esta seleção pública foi criada para promover as boas práticas ambientais das cidades em todo o Brasil. Digo isso porque as propostas selecionadas serão apresentadas em uma publicação do Ministério do Meio Ambiente, que divulga as ações de gestão urbana e as replica em diferentes contextos. É uma forma de motivar a criação de novas soluções, de mostrar novas possibilidades e de ser exemplo", explicou.
Honrada com o reconhecimento público federal, Raquel acredita que esta menção honrosa é um incentivo especial. "Esse tipo de consideração mostra que Uberlândia está no caminho certo. A administração tem buscado resgatar áreas de interesse ambiental e feito de tudo para promover melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Ao receber este presente, pude trocar experiências com outros gestores e perceber que as dificuldades existem em todos os locais. Mas no final das contas, tudo que é feito com empenho e dedicação acaba sendo reconhecido. O reconhecimento em nível nacional é muito bom, mas o melhor reconhecimento é o que a população deu e dá ao Parque Linear. Isso nos motiva a trabalhar muito mais", expôs.

Parque Linear

Inaugurada em fevereiro, a segunda parte do Parque Linear - trecho que compreende a margem esquerda do rio, entre as avenidas Getúlio Vargas e Brigadeiro Sampaio, no bairro Jaraguá -, baseia-se na recomposição do entorno e no estímulo ao uso adequado do espaço público. "Cerca de R$ 2,3 milhões foram investidos no local, que conta com 100 mil metros de área, 1.150 metros lineares de ciclovia e pista para caminhada, cinco lagos, 1.839,2 metros de calçadas, arborização nativa feita através do plantio de 800 mudas do cerrado e de 90 mil m² de grama, 48 bancos de alvenaria e um posto de apoio (com bicicletário, telefones públicos, equipamentos para ginástica, bebedouros e mapa de localização do parque). Esta é mais uma importante conquista para a preservação do rio, que proporciona aos uberlandenses uma convivência mais saudável com o meio ambiente e que foi apontada como uma ação a ser replicada", contou a secretária.

Janaína Sorna
Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.