segunda-feira, 8 de março de 2010

Inaugurado em Uberlândia o Entreposto da Zona Franca de Manaus

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves; o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; e representantes do governo do Estado do Amazonas participaram da inauguração do Entreposto da Zona Franca de Manaus em Uberlândia, nesta segunda-feira (08). O armazém funciona na Supporte Logística Integrada, que já está pronta para iniciar as operações.

Governador Aécio Neves, vice-governador Antônio Anastasia e prefeito Odelmo Leão estiveram no evento realizado nesta segunda-feira (08) | Pedro Reis/Farol Com

"Quando se trabalha de forma convergente, os objetivos são alcançados. Hoje estamos coroando o trabalho de muitos e é desta forma que a boa política deve ser feita", disse o governador. Ele destacou que o Entreposto é uma demonstração da capacidade de Uberlândia, pela sua estrutura logística e por apresentar a possibilidade mais adequada de escoamento dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). "Houve uma grande convergência política por trás deste histórico dia de hoje, 8 de março. Este Entreposto tem um potencial de crescimento extraordinário e de geração de empregos diretos e indiretos muito grande", disse Aécio Neves. O governador elogiou o empenho do prefeito Odelmo Leão e afirmou que o Entreposto tem um sentido especial, em favor de Minas Gerais e em especial para o Triângulo Mineiro e Uberlândia.

"O Entreposto é um ganho para o Município, que terá mais geração de empregos, renda e arrecadação de tributos", afirmou o prefeito Odelmo Leão. Ele destacou que a inauguração se juntou a outros trabalhos da administração municipal que garantem mais qualidade de vida para a população, mais saúde, educação, segurança e obras sociais.

Com a inauguração, Uberlândia já pode receber remessas de produtos industrializados na ZFM e depositá-los em um armazém geral, que fará a comercialização e distribuição no Brasil e no exterior. O Entreposto possibilita que as remessas dos produtos fiquem armazenados por até 180 dias, sem a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado somente após ser faturado. As mercadorias são destinadas à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou à exportação.

A ZFM viabiliza uma base econômica na Amazônia e promove a integração produtiva e social da região ao Brasil. Composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, além das cidades de Macapá e Santana, no Amapá, a ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

Um dos fatores que contribuiu para a escolha de Uberlândia, por parte do Governo do Amazonas, para sediar o Entreposto, foi a sua estratégica localização geográfica e sua malha viária que se interliga com quase todas as regiões brasileiras. Também foi decisivo o Município estar em Minas Gerais, que é considerado um importante pólo atacadista. Segundo o Portal Uai, das 20 maiores empresas atacadistas distribuidoras do Brasil, dez estão localizadas em território mineiro. Deve-se destacar que muitos destes atacadistas são oriundos de Uberlândia.

"O Entreposto vai propiciar que se aumente os negócios dos produtos fabricados na Zona Franca e que eles possam ser distribuidos para as regiões Sudeste e Centro-Oeste", disse Ísper Abrahim Lima, secretário de Estado da Fazenda do Amazonas. Segundo ele, o grande problema da ZFM hoje é a logística. O secretário explicou que um produto fabricado na Zona Franca não chega a qualquer ponto do País em menos de 15 dias. O entreposto vai permitir com que um atacadista e varejista possa receber o seu produto mais rápido. "Estamos muito agradecidos ao governo do Estado de Minas Gerais pela recepção que tivemos, ao governador Aécio Neves no sentido de permitir a instalação do Entreposto e também ao prefeito Odelmo Leão, que foi um grande batalhador para que isso se concretizasse", destacou Ísper Abrahim Lima.

De acordo com o diretor-presidente da Supporte Logística, Luiz Roberto Carrara Lelis, já no início das operações, o Entreposto deve gerar de 70 a 100 empregos diretos, mas a estimativa é que sejam criados de 300 a 500 quando o projeto estiver todo em prática.

A Supporte atua como operador logístico há dez anos em Uberlândia e oferece um serviço de logística integrada. As instalações da empresa em Uberlândia contam com uma área de 300 mil metros quadrados, sendo 39 mil metros quadrados de armazém, 50 mil posições de pallets e estacionamento para 200 caminhões.