sábado, 20 de março de 2010

Dia de Campo reúne produtores rurais para orientação sobre silagem

foto: Paulo Churrasquim


Nesta sexta-feira (19), foi realizado o "Dia de Campo – Posicionamento sobre Silagem e Biotecnologia", promovido pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento. O evento reuniu cerca de 100 produtores rurais, a maioria, beneficiados pelo programa de Suplementação Alimentar da prefeitura.

O encontro foi realizado em uma das Unidades Demonstrativas de Produção de Leite a Pasto do Programa Educação do Campo, na Fazenda dos Martins, do produtor rural Décio Rodrigues, em Uberlândia.

Na abertura, uma palestra do engenheiro agrônomo Rogério Antonangelo que orientou sobre os fatores que devem ser observados para execução da silagem. " É preciso que o produtor tenha alguns cuidados nas escolha dos híbridos do sorgo, adubação do solo, e a época de plantio, que deve ser entre os meses de outubro e novembro. Outro cuidado necessário, é com a compactação do solo e a população de plantas, que não deve ultrapassar 60 mil por hectare", explicou Rogério.

Foi realizada também, demonstração da técnica de silagem em área plantada, onde os produtores puderam acompanhar na prática, o ganho que pode ser obtido seguindo as orientações de especialistas. "O produtor pode conseguir até 50 toneladas de matéria verde por hectare, o que corresponde a  um ganho de até 100% de aumento na produção", afirmou o engenheiro agrônomo.

Para o produtor rural, Wesley Silva, a tarde foi de aprendizado. "Um evento muito importante. Os pequenos produtores estão desatualizados. Um encontro como esse, prefeitura, técnicos, e a participação de vários produtores, é de grande ajuda para todos nós", disse.

            Danio Alberto Barbosa, participa do Projeto de Suplementação Alimentar da Secretaria de Agropecuária e abastecimento, e comparece a todos os eventos promovidos pela Secretaria. " Faço questão de participar sempre para aprender novas técnicas. Cada evento é um conhecimento a mais", ressaltou.

De acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Leonídio Bouças, o "Dia de Campo" atingiu seus objetivos. "Um sucesso, vários produtores, realizando troca de informações e esclarecendo dúvidas quanto a silagem e sobre as novas tecnologias. Pudemos mostrar como esse produtor pode aumentar sua renda ao garantir uma boa alimentação para o gado, o que refletirá no aumento da produção leiteira", analisou o secretário.

  

Alexandre David / Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.