quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Segunda dose da vacina contra Meningite C será aplicada a partir do dia 28

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde e é de graça

           

A partir da próxima quinta-feira (28), crianças com idade entre três e 23 meses receberão de graça a segunda dose da vacina Meningo-c, contra a Meningite C. A ação faz parte do Calendário Básico de Vacinação e visa diminuir o risco de incidência da doença.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Programas Saúde da Família (PSFs). (veja anexo)

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida dos Santos, a ação é um procedimento de rotina nas unidades. "A vacinação da segunda dose começa no dia 28 e depois prosseguirá normalmente. Por isso, não há motivo para correria. A mãe pode seguir a rotina dela", afirmou.

O importante acrescentou a coordenadora, é não deixar de vacinar os filhos. "O ideal é que as crianças recebam a primeira dose aos três meses, a segunda aos cinco meses e a terceira aos 12 meses. As que possuem mais de um ano de idade devem receber apenas uma dose", explicou.

A vacina protege o indivíduo por toda a vida. As que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar os pontos de imunização, de graça. "Basta levar a criança em alguma de nossas unidades e apresentar o cartão de vacinação que a imunização será feita imediatamente", ressaltou Maria Aparecida.  

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 8 mil crianças. Na "Campanha de Vacinação Contra a Meningite C", realizada entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro de 2009, 14.078 crianças foram imunizadas em Uberlândia. "Esse número se dá porque agora devem retornar apenas as crianças que têm de três a cinco meses", concluiu Maria Aparecida.   

 
Alitéia Milagre
Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.