quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Transporte coletivo urbano adota medidas contra a Gripe A

Usuários demonstram consciência e se cuidam

 

Nos terminais, estações, ônibus, táxis e vans dos sistema Porta-a-Porta, frascos de álcool em gel estão disponíveis para os usuários. A Secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRAN) providenciou a compra emergencial de três mil galões, de dois litros cada, num valor total de R$ 40.950. Cada galão garante até duas mil aplicações e a estimativa é que o estoque dure entre 15 dias e um mês.

De acordo com Maurílio Terra de Deus, diretor de Fiscalização de Transporte, da Settran, é crescente o número de pessoas que fazem uso do produto disponibilizado nos terminais. Nos cinco (Umuarama, Planalto, Santa Luzia, Industrial e Central) circulam por dia 150 mil passageiros. Desse número 130 mil passam pelo Terminal Central. "Percebemos que vamos ter que repor o material em um prazo mais curto do que pensávamos", disse.

Na estação cinco do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila os usuários estão seguindo a recomendação de usar o álcool em gel, fixado ao lado da catraca. "É um produto caro e é muito bom ver que a Prefeitura disponibilizou. Mostra que está cuidando da população", afirmou a diarista Valéria Lima.

Para o escritor Warley Moura é uma prevenção necessária. O motorista Cláudio Aparecido Arantes tem opinião semelhante. "A gente tem contato com muita gente e precisa se cuidar. Estou tendo que me reeducar, tenho mania de comer as unhas e agora preciso parar com isso", confessou.

Nos terminais e estações de ônibus, a limpeza dos pisos, corrimões, guarda-corpos e elevadores foi intensificada. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira reforçou que de acordo com recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), as empresas devem manter as janelas dos veículos abertas e quando estiverem parados, devem ficar estacionados no sol. "Não está indicado o uso de máscaras pelos funcionários, mas se for preciso adotaremos outras medidas para prevenção. É importante lembrar que as pessoas gripadas devem evitar o transporte coletivo", destacou.

 

Marden Rangel

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.