segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Projeto de Lei do Vereador Ronaldo Alves propõe criação de programa que ampara e protege idoso

O Verador Ronaldo Alves, vice-líder do Governo, apresentou na ultima semana, Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa de Amparo ao Idoso em Família Adotiva. O Projeto apresentado pelo vice-líder foi deliberado e encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação que dará parecer nos próximos dias.

O Programa de Amparo ao Idoso em Família Adotiva tem como objetivo abrigar o idoso em situações de dificuldade. Neste caso, compreende-se por idoso, pessoas com mais de 60 anos, em situação de dificuldade e que não dispõem das condições adequadas de alimentação, moradia, saúde e educação. Para tanto, a familia adotiva receberá em casa o idoso, devendo oferecer-lhe abrigo, alimentação, atendimento à saúde e educação. Cada família adotiva poderá conceder abrigo a até três idosos.

Também, será concedida bolsa à família adotiva aqueles que concederem abrigo ao idoso, cujo valor, a ser definido em ato próprio do Poder Executivo, destinar-se-á ao fomento adequado das necessidades de cada idoso amparado.

População idosa

De acordo com matéria publicada no Jornal Correio de Uberlândia, do dia cinco de julho de 2008, a faixa etária de 60 anos ou mais é a que mais cresce em termos proporcionais no Brasil. Segundo as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1950 e 2025, a população de idosos no País crescerá 16 vezes diante de cinco vezes a população total, o que colocará o Brasil em termos absolutos com a sexta população de idosos do mundo, isto é, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Este crescimento populacional é o mais acelerado no mundo e só comparável ao do México e Nigéria.

Em Uberlândia, de acordo com o último censo demográfico e contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 45 mil pessoas com idade acima de 65 anos. Do total, 25 mil são mulheres.

O Projeto de Lei do vereador Ronaldo Alves, entrará em votação nos próximos dias.


--
Sheila Nogueira
Assessoria de Imprensa Vereador Ronaldo Alves

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.