sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Prefeitura de Uberlândia - SIM esclarece população sobre H1N1

Em quatro dias quase 2500 pessoas procuraram o SIM para tirar dúvidas sobre a doença

O número de ligações de pessoas em busca de informações sobre o Serviço de Informação Municipal (SIM) depois do último dia 10, quando o Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), definiu que o SIM é um dos meios oficiais do governo municipal para esclarecer sobre a doença.

Desde a última segunda-feira, o SIM registrou quase 3000 atendimentos por telefone e pela internet (on-line). "No primeiro dia, as principais dúvidas eram se poderiam sair de casa, qual a diferença do vírus da gripe comum com o H1N1 e formas de prevenção. Nós recebemos um treinamento da Secretaria de Saúde e estamos bem preparados para informar e esclarecer todas as dúvidas da população sobre a gripe A", afirmou a coordenadora do SIM, Ângela Maria Artiaga.


Ela disse ainda que muitos empresários têm buscado orientações. "Querem saber o que fazer caso algum funcionário apresente sintomas de gripe. Eles foram orientados a manter a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitar portas fechadas com ar condicionado, e buscar o serviço de saúde. Sugerimos também que promovam palestras sobre o assunto".

Para Ângela a internet é uma ferramenta muito útil para levar informações e conscientizar a população, mas deve ser utilizada com cautela. "Muitas mensagens, nem sempre verdadeiras são enviadas por e-mail. Antes é preciso verificar se a fonte é segura. O SIM está tranquilizando a sociedade. O momento é de prevenção e esse é o nosso foco".

A coordenadora do SIM reforça as recomendações do Comitê: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar".

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaize Maria Gomes além dos que tem a função de multiplicar a informação, todos os profissionais de saúde estão sendo capacitados. "Quanto às empresas, a Biblioteca da Saúde, conta com DVD sobre a gripe A, com informações do Ministério da Saúde. Cópias estão sendo reproduzidas para que o maior número de pessoas se informe", disse.


Para retirar a cópia do vídeo, o interessado devem procurar o anexo da Secretaria de Saúde (na avenida João Naves de Ávila, 2202), e levar um DVD para a gravação. Cerca de 80 pessoas tiveram acesso ao filme que informa sobre o vírus H1N1, o contágio e a higienização.


O Ministério da Saúde criou diversas peças publicitárias de apoio ao controle da epidemia da Influenza A (H1N1). Além de retirar o DVD na Biblioteca da Saúde, filmes estão disponíveis em alta qualidade no site www.saude.gov.br.


As fontes oficiais de informação são:

Serviço de Informação Municipal (SIM) – 3239-2800

Policia Militar – 190

O portal da Prefeitura de Uberlândia e o Portal Megaminas.


Alitéia Milagre

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.