terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prefeitura de Uberlândia - Ações preventivas adotadas pelas Secretarias Municipais

O prefeito Odelmo Leão se reuniu na manhã de hoje com os secretários municipais. A principal determinação é para que todos acatem as recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) e desenvolvam ações preventivas específicas para cada pasta.

Segundo o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, o município tem trabalhado de maneira transparente. Todos os casos estão sendo monitorados e os números verdadeiros comunicados à imprensa. "São três casos diagnosticados e confirmados. Outros estão em observação. Não houve nenhum caso de morte na cidade em virtude da gripe".  

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dílson Dalpiaz, informou que participou de uma reunião hoje com o Conselho Municipal do Turismo – Contur e todos os eventos programados foram cancelados ou adiados. "São atividades importantes para a economia da cidade: hotéis, restaurantes e todos envolvidos, mas, diante da realidade, todos estão procurando adequar suas agendas no sentido de minimizar os impactos e atender as recomendações de saúde pública", disse. Para Dílson Dalpiaz é mais importante prevenir e assim evitar alta demanda em hospitais da região e uma pandemia com prejuízos ainda maiores, não só para atividades econômicas, mas para a saúde de cada cidadão. 

A Futel já tomou providências, afirmou o diretor geral da Futel, Antônio Carrijo. "As aulas estão suspensas em todos os poliesportivos, mas os locais continuarão abertos, para que as pessoas que não tiverem nenhum sintoma de gripe tenham opções de recreação. Nos locais onde há ginástica ao ar livre, nenhuma mudança. Pedimos que as pessoas que tenham os sintomas fiquem em casa e não trabalhem aglomeradas. Não queremos criar pânico na cidade, mas evitar aglomerações".

Todos os eventos da Secretaria de Cultura foram cancelados. De acordo com a secretária Mônica Debs, as oficinas estão suspensas. As exposições serão mantidas, mas não terão noites de vernissage. "As exposições têm um número pequeno de visitantes e acontecem ao longo do dia. Todos os espaços continuam abertos, com os devidos cuidados. As pessoas que ocupam o Teatro Municipal serão comunicadas do impedimento da locação desse espaço, pelo menos até o dia 31 de agosto", explicou.

Segundo Wilmar Ferreira, secretário de Serviços Urbanos, os servidores do setor de Postura serão convocados para rever todos os alvarás e suspender os que autorizam eventos com aglomeração de pessoas. "Vamos discutir com os representantes das boates e casas de festas para rever e, num consenso, suspender os eventos desta semana. Tudo será feito com critérios e discutido em conjunto". Em relação à barraca de Romaria, Wilmar disse que as laterais do dormitório serão erguidas para que haja maior circulação de ar.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho responsável pelos Naicas, Ceais e Cemaia informou que os atendimentos foram suspensos. "O atendimento da Assistência Social será feito em dois períodos (manhã e tarde), para que não haja aglomeração, uma vez que estamos no processo de recadastramento da Bolsa Família e há uma procura muito grande", disse a secretária da pasta, Iracema Barbosa.

De acordo com Iracema, as famílias devem aguardar. "Fizemos licitação, contratamos uma empresa para ir até as casas, levantar os dados e os documentos necessários. Caso haja alguma necessidade, a pessoa pode vir até o local. Vale ressaltar que o recadastramento é para as pessoas que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos. Precisamos tomar essas medidas para que a população não seja prejudicada", concluiu.

O secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, participa agora à tarde de uma reunião com as empresas operadoras do transporte, as pessoas que transportam deficientes, do porta a porta, o sindicato dos taxistas, para informar sobre as atitudes na operação do sistema. "Primeiro: evitar que pessoas gripadas possam ser transportadas. Cartazes estão sendo afixados nos ônibus para informar que pessoas com gripe evitem usar o transporte. Informar também que na entrada dos veículos haverá álcool em gel. A compra será feita hoje. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas. Todas essas medidas são preventivas e serão adotadas a partir de amanhã", informou Paulo Sérgio Ferreira.

O PROCON atende centenas de pessoas, além dos 40 servidores e a medida será evitar a aglomeração. "Nossa ideia é atender 20 pessoas por dia. As pessoas podem buscar informações pelos telefones 3291-1600 ou 151. A medida será assim até segunda ordem do Comitê", esclareceu Franco Cristiano, superintendente do PROCON.

A Secretária de Administração, Marli Melazo informou que as mulheres grávidas que fazem atendimento ao público serão remanejadas. "Cada secretário vai avaliar os casos em situação de risco. Nem todas as pessoas gripadas estão com a gripe suína, então avaliaremos caso a caso. Alguns serão avaliados por médicos. Os servidores devem repassar orientações às famílias para termos um trabalho eficaz. A SMS montará uma equipe de médicos para atender nesse sentido".


Secom PMU



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.