segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1)

Prefeitura de Uberlândia - Comunicado à imprensa

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), definiu nesta segunda-feira (10) algumas ações PREVENTIVAS E RECOMENDADAS para evitar a proliferação da gripe na cidade, destacadas abaixo:


1º Ficam suspensas por tempo indeterminado as aulas nas escolas da rede pública e privada de Uberlândia, submetidas a avaliação semanal pelo comitê.


2º Cirurgias Eletivas, ou seja, casos que não sejam de urgência e emergência, devem ser adiadas. No caso da saúde suplementar elas serão liberadas, mas não agendadas. Pacientes que já tiveram seus procedimentos autorizados devem comunicar seu médico e adiar a realização dos mesmos .


3º Pacientes com sintomas gripais deverão obrigatoriamente portar máscaras durante o atendimento nas unidades de saúde públicas e privadas;


4º Ficou definido o telefone do Serviço de Informação Municipal (SIM) – 3239-2800, o telefone de emergência da Policia Militar - 190, o portal da Prefeitura de Uberlândia e o Portal Megaminas, como fontes oficiais de informação e orientação, a partir de quinta-feira, 13 de agosto.


5º Definido que será feito um levantamento de todos os casos de gripe no município (rede privada e pública).


6º Será feita a capacitação de todos os profissionais de saúde para que eles se tornem multiplicadores de informação sobre a gripe A.


7º - O Comitê pede a toda a população que seja solidária no enfrentamento desta situação, ou seja, se seu filho está com sintomas de gripe (febre maior que 38,5º, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar e tosse), não o leve para a escola nem em ambientes de contato com outras crianças; se seu funcionário também se enquadra nesta situação, o mesmo deve ser dispensado e encaminhado ao serviço de saúde; funcionárias grávidas devem ser remanejadas de funções de atendimento ao público; sempre que possível deve ser mantida a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitando-se ambientes fechados com ar condicionado; a população como um todo deve evitar permanecer em locais de aglomeração e fechados (bares, boates, restaurantes, cinemas, shows, entre outros);


8º Serão suspensos por tempo indeterminado eventos com grande aglomeração de pessoas, como Triângulo Music, Camaru, Festival de Dança do Triângulo, Shows, comenda Augusto César e eventos em comemoração aos 121 anos de Uberlândia. Esses eventos devem ser adiados.


Rafael Guimarães

Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.