sexta-feira, 17 de julho de 2009

Resíduos Sólidos da Construção e Demolição serão reaproveitados no município


Os secretários de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira, de Meio Ambiente, Raquel Mendes, de Planejamento Urbano, Rubens Yoshimoto, e de Habitação, Felipe Attiê, participaram na manhã desta sexta-feira (17), na Araguaia Engenharia, da apresentação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Construção e Demolição (RSCD), para atender o Plano de Gerenciamento de RSCD da Prefeitura de Uberlândia, que prevê que toda a empresa seja responsável pelo gerenciamento de seus resíduos.

Foi demonstrado como a britagem dos resíduos pode gerar matéria prima utilizada na construção civil, em substituição ao cascalho. "Utilizaremos nas obras da empresa o RSCD ao invés do cascalho, e disponibilizaremos para a Secretaria de Serviços Urbanos, mais de seis caminhões do material, para ser usado na recuperação de estradas vicinais", disse o Gestor Executivo de Engenharia da empresa, João Paulo Voss.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira, o RSCD pode ser uma alternativa também na construção de bancos de praça, mesas de concreto, calçamento e paralelepípedo. "Visitamos um projeto semelhante no interior de São Paulo e vimos que a utilização desse resíduo pode ir muito além do que conhecemos hoje", disse o secretário.

O projeto de gerenciamento de resíduos está sendo implantado pela Prefeitura, através da construção dos EcoPontos, que serão centrais de recebimento de entulhos ecologicamente corretas, que permitirão que carroceiros, caminhoneiros, catadores, freteiros e a comunidade descartem seus materiais, sem causar prejuízo ao meio ambiente.

Para o secretário Wilmar Ferreira, o EcoPonto vai diminuir o descarte desse material em local inapropriado. "O despejo de entulho em áreas públicas e lotes vagos, será menor se essas pessoas tiverem um local apropriado para depositar seu material" disse o secretário.

Ao chegar ao Ecoponto, os resíduos passarão por uma triagem, para isso a prefeitura contará com o apoio de duas associações de catadores, ARCA e CORU. Todos os carroceiros cadastrados na Secretaria de Serviços Urbanos poderão utilizar os Ecopontos. Enquanto eles estiverem fazendo o descarte do material, os animais receberão alimentação e água. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira, eles receberão orientações para saber o que pode e o que não pode ser jogado nesses locais.

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

Rafael Guimarães | Secom PMU