terça-feira, 26 de maio de 2009

Mercado Municipal inaugura mais um espaço cultural na cidade nesta quinta-feira

 

O Mercado Velho, como ainda é conhecido pela população, inaugura nesta quinta-feira mais um espaço cultural na cidade.

O local foi o primeiro entreposto comercial da cidade. Com o crescimento de Uberlândia surgiu a necessidade de se criar um espaço apropriado  para  a compra e venda de hotifrutigranjeiros. O centro comercial foi inaugurado em 1944, durante a gestão do prefeito Vasconcelos Costa. A intenção era reunir os produtores rurais num mesmo espaço e acabar com o sistema de venda ambulante.

            As décadas de 1950 e 1960 marcaram. Uberlândia passava por um novo processo de desenvolvimento econômico e social. O crescimento da produção exigia novas formas de comércio, espaços mais amplos e de acesso mais fácil para o produtor. Em 1977  foi inaugurado o Centro de Abastecimento do Setor Agropecuário (CEASA) que assumiu a função de agregar os produtores rurais e fazer a distribuição atacadista de hortifrutigranjeiros.

Em 1980 uma nova fase marca a história do Mercado Municipal. Nessa década, inicia-se o movimento preservacionista em prol do tombamento da edificação, como patrimônio histórico do município. A primeira iniciativa visando ao tombamento formaliza-se no projeto de lei nº 6.136, proposto pela  vereadora Olga Helena da Costa, que tratava sobre o tombamento da edificação e proibia qualquer intervenção que viesse descaraterizar a arquitetura original. Esse projeto foi submetido à apreciação da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, que emitiu parecer favorável à sua tramitação.

Em 29 de outubro de 2002, através da Lei Municipal 8.130, o Mercado Municipal é tombado como patrimônio cultural de Uberlândia.

A partir de 2005, a cidade começou a ver a recuperação desse patrimônio tombado. Bens culturais como o Coreto, o Museu Municipal, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Praça Rui Barbosa, a Oficina Cultural e até a Casa da Cultura foram restaurados e revitalizados.

Em 2008, o Mercado começou uma ampla reforma e restauro. As obras foram finalizadas este ano. O Mercado Municipal tem uma administração compartilhada e envolve diretamente a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e Secretaria Municipal de Cultura. Esta passa a administrar o Espaço Cultural do Mercado, que compreende a ala de cômodos paralela a avenida Getúlio Vargas, o que aumentou a variedade de serviços e produtos oferecidos por esse tradicional espaço de compras e lazer de Uberlândia. Agora, com os novos investimentos e uma área com mais de 2.400 m², o local passa a contar com uma variedade de serviços e produtos oferecidos, como uma Choperia, um Café, Lojas de Artesanato, Móveis Rústicos, Produtos Rurais e também a criação de uma Galeria de Arte, um Teatro de Bolso e um grande terraço que abrigará oficinas, exposições e apresentações artísticas. "Aqui não era bonito assim. O chão era todo em asfalto e agora ficou uma beleza. Os meus clientes estão comprando ainda mais", conta Maria Aparecida de Paula, conhecida por dona Chica, proprietária do box mais antigo do mercado.

Nesses anos todos de funcionamento, o Mercado conquistou clientes fiéis, graças aos produtos diferenciados. Tem doces caseiros, queijos tradicionais, além de frutas, verduras e legumes selecionados. Além dos artigos típicos da região, são comercializados peixes, frutos do mar, carnes de todos os tipos, inclusive a de rã e defumadas, frango caipira, frios, laticínios e congelados, dietéticos e naturais, mel e derivados. Quem passa pelo local, encontra ainda a Casa do Palmito, lanchonetes, comida árabe, produtos para açougues, agropecuária, barbearia, sapataria, engraxataria, tabacaria, chaveiros, artesanatos e outras utilidades, além de casa típica de cachaça e loja de artigos religiosos com livraria.

A professora aposentada Ângela Caixeta Gonçalves freqüenta o Mercado há mais de 30 anos. "Venho aqui para saborear a grande variedade de doces e sentir o cheiro que só o mercado tem. Além disso, a lingüiça caseira mais saborosa e o melhor queijo só encontro aqui", afirmou.

O horário de funcionamento das lojas é de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 12h30. O endereço virtual é www.mercadodeuberlandia.com.br         

 

 Domitilla Gomes e Alitéia Milagre

            Secom PMU

 

 





--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.