segunda-feira, 25 de maio de 2009

Inovação em Uberlândia

SEBRAE-MG e Sectes fecham acordo com a UFU para realização do Projeto de Incentivo à Inovação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será a próxima instituição de ensino superior de Minas Gerais a receber o Projeto de Incentivo à Inovação (PII). O PII transforma o conhecimento e as pesquisas acadêmicas geradas na universidade em produtos e negócios. O SEBRAE-MG e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) são os realizadores do projeto.

O acordo para implantação do PII na UFU foi fechado em reunião na reitoria da universidade. Participaram do encontro, o gerente da unidade de acesso a inovação e tecnologia do SEBRAE-MG, Anízio Dutra Vianna, o gerente da macrorregião Oeste do SEBRAE-MG, Marden Magalhães, a gerente da Sectes, Ana Flávia Lourenço e o pró-reitor da UFU, Alcimar Soares.

Segundo o pró-reitor da UFU, Alcimar Soares, os objetivos do PII vão ao encontro das necessidade da instituição. "Pretendemos revitalizar a incubadora de empresas da UFU. A universidade precisa desenvolver pesquisas e inovações que sejam úteis para a sociedade", comenta.

Para a gerente da Sectes, Ana Flávia Lourenço, os projetos participantes do PII deverão criar demanda qualificada para a incubadora, já que as pesquisas passam por estudos de viabilidade técnica, econômica, comercial e de impacto ambiental.

O PII já foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV) o projeto está em andamento.

O gerente do SEBRAE-MG, Anízio Dutra Vianna, lembra que já foram geradas onze empresas de base tecnológica, transferidas oito tecnologias, quatro licenciamentos e criadas 24 patentes por meio do projeto. "O PII propicia uma mudança cultural nas universidades. Professores, pesquisadores e estudantes passam a ter visão de mercado e tornam-se empreendedores", afirma Anízio.

A Prefeitura de Uberlândia apoiará o PII. Os professores e pesquisadores da UFU poderão inscrever os projetos a partir da publicação do edital, que ocorrerá no segundo semestre de 2009.

Assessoria de Imprensa SEBRAE-MG




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.