quarta-feira, 2 de março de 2016

Portal de informações sobre o Aedes aegypti

Novo site traz informações sobre o mosquito e notícias sobre as ações de combate e formas de prevenção

A Prefeitura de Uberlândia, através das secretarias municipais de Comunicação e Saúde, lança nesta terça-feira (1) um portal de informações sobre o mosquito Aedes aegypti que concentra notícias sobre as ações contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, formas de prevenção, endereços e contatos das unidades de saúde onde é possível receber atendimento, além de materiais de apoio voltados para os profissionais de saúde. Todo o conteúdo segue os padrões do Ministério da Saúde.

“Este portal é mais uma maneira de envolver e comprometer as pessoas no combate ao Aedes aegypti. Esta luta é incessante e estamos procurando fazer isso de forma organizada. Os moradores precisam nos ajudar nesta fiscalização, principalmente porque o maior índice de infestação do mosquito é dentro das residências”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Samuel do Carmo.

O portal (combateaedes.uberlandia.mg.gov.br) pretende ser uma importante ferramenta na luta do município contra o mosquito Aedes aegypti. “Estamos usando diversos canais e ferramentas para comunicar a população sobre todas as ações que podem ser feitas e para que elas também se responsabilizem pelo combate ao mosquito”, afirmou o secretário de Comunicação, Gustavo Moreira.

O secretário lembrou ainda que, além do novo portal, na próxima semana o Município também fará o lançamento oficial de um aplicativo para smartphones que ajudará no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com o aplicativo, que receberá o nome Udi Combate Aedes, a população poderá fotografar e indicar locais onde há a existência de focos do mosquito. Assim como no portal, também serão disponibilizadas diversas informações de combate ao vetor. As indicações feitas pela população serão repassadas às equipes de combate do Município, e estas farão visitas e combate ao mosquito, se necessário, conforme cronograma pré-estabelecido.

A previsão é que o lançamento do aplicativo aconteça no dia 10 de março. A ferramenta estará disponível para download na Google Play e na Apple Store, nas plataformas iOS e Android. Tanto o aplicativo quanto o portal foram desenvolvidos pela Prefeitura, em uma parceria entre as secretarias de Saúde e Comunicação, sem custos extras para o município.

Secom PMU