quinta-feira, 18 de julho de 2013

Uberlândia sedia Curso Médico sobre Melanoma

Encontro irá discutir os avanços e tratamentos contra um dos mais perigosos tipos de câncer de pele

No dia 20 de julho, a partir das 8h da manhã, no Hotel Plaza Shopping em Uberlândia acontece o Curso de Atualização em Melanoma - o câncer de pele mais agressivo e letal.  O evento é uma iniciativa do GBM – Grupo Brasileiro de Melanoma e contará com os mais conceituados profissionais de todo o País. 

O câncer de pele é uma doença freqüente, sendo a mais incidente no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2012 foram 62.680 novos casos de câncer de pele em homens e 71.490 em mulheres. O melanoma é o mais grave, com uma incidência de 4% dos casos de câncer de pele. Ele tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. O melanoma é o câncer de pele mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. 

A letalidade do melanoma é altíssima
O câncer de pele tipo melanoma é um do mais pesquisados em todo mundo, mas atualmente são poucas drogas eficientes contra a doença. Os tratamentos como radioterapia e quimioterapia, na maioria dos casos, são apenas paliativos. Em países desenvolvidos, a sobrevida média estimada para pacientes com melanoma é de 73% em cinco anos, ao passo que em países em desenvolvimento, essa estimativa é de 56%. A cura da doença está diretamente associada à cirurgia, daí a importância de um diagnóstico precoce.

Para o cirurgião oncológico, membro do GBM e organizador do evento, Dr. Paulo Henrique Fernandes, o evento é uma oportunidade de intercâmbio, atualização e desenvolvimento científico dos profissionais de saúde que trabalham na luta contra o câncer de pele. “Hoje temos mais equipamentos que ajudam no diagnóstico precoce. O melanoma vem sendo estudado há vários anos em todo o mundo e inúmeros são os avanços no diagnóstico e tratamento da doença, por isso eventos como este, são muito importantes para atualização da classe médica. O curso é aberto aos médicos e estudantes de medicina. É preciso a formação de novos médicos para atuar com eficácia no combate à doença.” Finaliza Dr. Paulo Henrique.

Para fazer inscrição e participar basta procurar a Enfermaria da Cirúrgica 2 no Hospital de Clínicas da UFU – falar com a Raquel.

Dilvana Martins | Ponto e Vírgula