quarta-feira, 29 de maio de 2013

Arraial da ONG Ação Moradia

Arraial da ONG Ação Moradia tem inicio dia 01 de junho e realiza o 3º Festival de Quadrilhas em Uberlândia.

Faltando menos de uma semana para o mês de junho, a ONG Ação Moradia está em seus últimos preparativos para seu festejo junino que durará 5 finais de semana e contará com 2 quadrilhas profissionais e campeãs para a abertura do 3º Festival de Quadrilhas Juninas na cidade.

Começa dia 01 de junho a 17ª edição da tradicional Festa Junina da Ação Moradia, que em 2012 mudou de local, deixando a Praça Tubal Vilela e instala-se definitivamente ao lado do Terminal Central, um espaço que oferece mais comodidade para o público nas questões de fácil acesso, estacionamento e conforto por comportar um grande número de pessoas.

Como em todos os anos, o grande evento promove cultura, diversão e solidariedade, é realizado durante todo o mês de junho aos finais de semana, prometendo muita alegria, atrações musicais, culturais e variedade de comidas típicas a todos os visitantes da festa em seus 10 dias de realização. É estimado um público de 80 mil pessoas.

O objetivo da festa é a arrecadação de fundos para dar continuidade e impulsionar os projetos de transformação sócio-economica oferecidos pela ONG Ação Moradia às famílias em situação de risco social. Toda renda arrecadada no evento é revertida aos projetos sociais que beneficiam cerca de 1200 pessoas, mais de 400 famílias.

Dentro da programação da Festa Junina da Ação Moradia teremos bandas de diversos estilos musicais animando as noites de festa, duplas de música raiz, nosso tradicional concurso de forró e o 3º Festival de Quadrilhas Juninas, que estará premiando a melhor equipe de quadrilha do festival com um prêmio de R$ 3.000,00.

Sábado dia 01/06 estarão presentes na sede da ONG Ação Moradia 2 Quadrilhas Juninas profissionais e campeãs: A Quadrilha “Os de fora” da cidade de Tangará da Serra - MT e a Quadrilha “Num só piscar” da cidade de São Sebastião - DF. Ambas se apresentarão na abertura da Festa Junina da Ação Moradia mostrando um espetáculo de cores e dança com seus figurinhos exuberantes e coreografia criativa.

Responsabilidade Social e Sustentável
A Festa Junina da Ação Moradia tem um significado muito importante para todos na instituição, pois toda renda arrecadada na festa compõe grande parte da verba que faz a Ação Moradia continuar com seus projetos.

A festa mobiliza mais de 400 pessoas, trabalhando desde a limpeza até as barraquinhas, e deste número, cerca de 250 são voluntárias. As pessoas remuneradas são da comunidade e participam ativamente dos trabalhos desenvolvidos pela ONG durante o ano.

Toda barraca da festa tem como meta zerar seu custo, e assim aumentar o recurso destinado às atividades da ONG. Qualquer pessoa pode contribuir e a ajuda é bem vinda. Alimentos como: salsichas, extrato e molho de tomate, leite, farinha de trigo, canjica, macarrão, arroz entre outros colaboram com as barracas.

Os alimentos comercializados na festa, em sua maioria são produzidos na ONG por pessoas da comunidade que participam da Unidade Produtiva Cozinha e Buffet, e os artigos que decoram o evento são todos confeccionados também na Ação Moradia pelas artesãs e suas aprendizes na Unidade Produtiva “Criarte Sonhos”.

Pensando na higiene e em sustentabilidade, em 2012 foram espalhados 20 latões de coleta seletiva na festa, este ano será repetida a ação para manter o ambiente da festa limpo e separar o que for reaproveitável.

Renata Harume | ONG Ação Moradia