quarta-feira, 27 de março de 2013

Procon passa a atender em período integral a partir do dia 1º


A partir da próxima segunda-feira, 1º de abril, o Procon passará a atender em período integral. A mudança será feita para melhorar o atendimento e humanizá-lo. O órgão funcionará no período das 7h às 18h, mas o atendimento ao público será das 9h às 17h.

Os consumidores terão sete profissionais no período da manhã para atendimento e esse número sobe para 10 à tarde. No Procon  em média, são atendidas de 80 a 120 pessoas por dia de segunda a sexta-feira, além dos atendimentos telefônicos.

De acordo com a superintendente, Zilma Abadia Rosa, a mudança foi uma proposta da equipe em conjunto com a secretária de Governo, Rosângela Paniago. “Depois de avaliarmos a realidade dos atendimentos no órgão, houve o consenso de que era preciso mudar. Dentro do limite orçamentário e mantendo a política de contenção de gastos, fizemos alguns remanejamentos e conseguimos ampliar o atendimento dentro do horário comercial,” explicou.

A maioria dos atendimentos é de consumidores que tiveram ou se sentiram lesados numa relação comercial. Os atendentes são profissionais da área do Direito e técnicos administrativos. Existem ainda as audiências conciliatórias, orientações de como ou quem o consumidor deve procurar e também os processos jurídicos. Zilma Abadia acredita que com essas modificações os atendimentos sejam mais ágeis, diminuindo o tempo de espera que hoje chega a duas horas e meia. “Queremos dignidade e respeito para a população. É uma ótima oportunidade de intensificarmos o trabalho de educação nestas relações de consumo”, destacou.

Procon Móvel
A mudança no horário de atendimento no Procon  na avenida João Pinheiro nº 1.417, bairro Aparecida, não interfere nos trabalhos desenvolvidos nos terminais de ônibus e em pontos estratégicos dos bairros, que continuam normalmente no período da tarde. São atendimentos rotineiros e até distribuições do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Essa prestação de serviços não sofrerá nenhuma alteração.

via Cássia Bomfim | Secom PMU